Cebola/Cepea: Com intensificação da colheita no NE, preços recuam em maio
A comercialização da safra de cebola do Sul 2020/21 foi finalizada no início de maio, enquanto a colheita nas regiões do Nordeste se intensificou no período. As boas condições climáticas no início deste ano possibilitaram um plantio mais intenso e favoreceram o desenvolvimento dos bulbos para esta temporada 2021.
Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a produtividade tende a ser positiva na temporada e o volume disponível já está se elevando – impactando as cotações. Assim, na parcial de maio (até o dia 14/05), os preços registram média de R$ 1,13/kg ao produtor em Irecê (BA), valor 29% inferior ao observado no mês de abril.
Outro fator que tem refletido negativamente nos preços é a importação da cebola argentina, que tradicionalmente ocorre no período de entressafra. Diante da boa produção no país vizinho, há disponibilidade para envio ao Brasil – mas, diferentemente do ano passado, o volume nacional está maior em 2021. Desta forma, o ritmo das compras se reduziu e os valores da cebola argentina caíram 16% na fronteira de Porto Xavier (RS), fechando a parcial de maio a R$ 43,70/cx de 20 kg beneficiada (tipo 3).
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas