Mesmo em recuperação, exportação de ovos férteis fecha 1º trimestre com queda anual de quase 12%

Publicado em 19/05/2021 08:06

As exportações brasileiras de ovos férteis destinados à produção de pintos de corte voltaram a apresentar evolução positiva. Em março passado, após cinco meses consecutivos de resultados negativos em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume exportado – 18,4 milhões de unidades, pouco mais de 50 mil caixas de 30 dúzias – apresentou aumento anual de 2,5% e mensal de 58,5%, correspondendo também ao maior volume dos últimos 24 meses.

De abril para a frente e, provavelmente, até o final do ano, os volumes mensais devem mostrar resultados positivos em relação a idêntico mês do ano anterior. Não, necessariamente, porque se ampliem os embarques deste ano, mas porque, no ano passado, as exportações do produto, com a logística paralisada pela pandemia, foram severamente prejudicadas. Em abril de 2020, por exemplo, o volume registrado caiu quase 70% em relação ao que foi exportado um ano antes.

A recuperação obtida em março não foi suficiente para reverter o quadro negativo observado no ano. Por isso, o primeiro trimestre foi encerrado com uma redução de quase 12% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, enquanto o acumulado em 12 meses revela retrocesso de 27% sobre idêntico período anterior.

De toda forma, observa-se (gráfico abaixo, à direita) que após o grande baque ocorrido no segundo trimestre de 2020 (redução de 60% em relação a abril/junho de 2019), os volumes trimestrais vêm apresentando aumentando contínuo. Mesmo assim o setor se encontra a menos de dois terços (65%) do recorde alcançado no primeiro trimestre de 2019, período em que foram exportadas pouco mais de 187 mil caixas de ovos férteis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário