Ibovespa fecha quase estável com ajuda Vale; Petrobras recua
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou quase estável terça-feira, com o avanço de Vale freando pressão de movimentos de realização de lucros e assegurando a quarta sessão consecutiva com sinal positivo na bolsa paulista.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,03%, a 122.979,96 pontos, tendo oscilado de 122.549,79 pontos na mínima a 123.543,68 pontos na máxima. Apesar da oscilação marginal, o Ibovespa renovou máximas desde meados de janeiro. O volume financeiro somou 27,6 bilhões de reais.
Em uma sessão sem muitas notícias relevantes e alguma "ressaca" dos últimos dias, marcados por uma bateria de resultados corporativos, o estrategista Mauro Morelli, da Davos Investimentos, avaliou que o Ibovespa teve de um dia "de lado".
Ele ressaltou, porém, que a volatilidade deve retomar seu espaço no mercado, uma vez que os problemas continuam os mesmos, com as adversidades no Brasil incluindo pandemia, situação fiscal e cenário político, com a CPI da Covid.
"No exterior, continua a dúvida se a retomada forte da economia norte-americana vai trazer inflação e se essa inflação que estamos vendo no curto prazo vai se estender por mais tempo", acrescentou.
DESTAQUES
- VALE ON subiu 1%, com os futuros do minério de ferro na China avançando mais de 4%, impulsionados por fortes margens de lucros em usinas siderúrgicas. No setor de mineração e siderurgia na B3, CSN ON fechou em alta de 1,65%, tendo ainda no radar pedido de registro para IPO da sua controlada CSN Cimentos e dados dos distribuidores de aço plano.
- CIELO ON valorizou-se 4,35%, engatando a quinta sessão consecutiva de alta, mesmo com analista enxergando um ambiente de resultados ainda desafiador. Analistas do Bradesco BBI reiteraram recomendação neutra para as ações e cortaram o preço-alvo para 3,90 reais, de 5 reais anteriormente. Eles ponderaram que desinvestimentos podem ser um catalisador potencial, mas que não veem muito espaço para revisões para cima dos lucros no curto prazo. Em paralelo, o ICVA, índice que monitora 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos, registrou crescimento de 18,8% nas vendas no varejo em abril ante abril de 2020, descontada a inflação.
- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB avançaram 3,03% e 2,33%, respectivamente, em meio a expectativas para a votação da medida provisória que propõe a privatização da companhia. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou n Twitter que a votação da MP está pautada para quarta-feira na Casa.
- EZTEC ON caiu 4,79%, tendo no radar corte de recomendação para 'neutra' pelo Credit Suisse, que ainda reduziu o preço-alvo dos papéis para 44 reais, de 53 anteriormente, conforme amplo relatório sobre construtoras nesta terça-feira. A decisão referente à Eztec reflete a incorporação dos resultados do primeiro trimestre da companhia e prognóstico de um cenário mais difícil para o setor.
- MINERVA ON caiu 3,56% em meio ao anúncio do governo argentino de suspensão de exportações de carne por 30 dias. A Minerva tem a opção de compensar suas vendas a partir da produção em outras nações. Marfrig disse que o impacto direto desta restrição se limita a 1,3% da receita líquida consolidada. MARFRIG ON perdeu 1,08%. JBS ON recuou 2,82%.
- ULTRAPAR ON caiu 1,18%, após subir mais de 2% na máxima em meio a negociações envolvendo a venda da controlada Extrafarma para a rede de varejo farmacêutico Pague Menos. A Reuters noticiou mais cedo que a Pague Menos fechou acordo para comprar a Extrafarma por 600 milhões de reais. Na semana passada, o presidente da Ultrapar afirmou que o conglomerado deve encerrar 2021 com uma carteira de ativos diferente do começo do ano. PAGUE MENOS ON, que não está no Ibovespa, disparou 9,59%. [nL2N2N50PJ]
- BRADESCO PN avançou 1,6% em sessão sem sinal único para os grandes bancos, com ITAÚ UNIBANCO PN cedendo 0,21% e BANCO DO BRASIL ON fechando em alta de 1,39%. Analistas do Bank of America melhoraram suas previsões para os grandes bancos brasileiros neste ano e em 2022 após a temporada de balanços do primeiro trimestre, calculando melhora na margem financeira (NII) e menores provisões.
- PETROBRAS PN recuou 1,16%, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o contrato Brent, referência para a companhia, caiu 1,08%.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros