Diretoria da ANP aplica, pela primeira vez, dispositivo da Nova Lei do Gás
A Diretoria Colegiada da ANP aplicou ontem (13/5), pela primeira vez, em uma decisão, um dispositivo da Nova Lei do Gás (Lei nº 14.134, sancionada em 09 de abril de 2021). A deliberação da Diretoria da ANP refere-se ao procedimento para análise e aprovação dos pedidos de autorização de importação de gás natural enquanto não for publicada uma resolução da Agência para tratar do tema.
A Nova Lei do Gás retorna à ANP a competência para outorgar autorizações de importação e exportações de gás natural. Pela antiga Lei do Gás (Lei nº 11.909/2009), esta competência cabia ao Ministério de Minas e Energia, não tendo sido prevista regra de transição para os pedidos de autorização quando da sua revogação.
A decisão da diretoria deu-se no âmbito da análise de dois pedidos de prorrogação de autorizações de importações, em nome da Âmbar Energia Ltda. e Petróleo Brasileiro S.A., que, em vez de terem seus prazos prorrogados, tiveram outorgadas novas autorizações por parte da ANP, em substituição às portarias ministeriais autorizativas.
A aprovação dos procedimentos adotados teve como objetivo não gerar insegurança jurídica em relação aos pedidos de autorização de importação de gás natural. Ela evitou a criação de um vácuo jurídico processual, que poderia ocasionar impacto em todo os processos em análise, ou já analisados e pendentes de deliberação, com potencial reflexo no abastecimento nacional de gás natural.
0 comentário
Dólar oscila pouco com mercados à espera de dados de inflação dos EUA
Importadores dos EUA correm para comprar produtos da China enquanto ameaça de tarifas de Trump se aproxima
Volume de serviços no Brasil recua mais do que o esperado em novembro
Dólar abre próximo da estabilidade antes de dados de inflação dos EUA
BCE deve ser prudente com cortes nos juros devido à incerteza alta, dizem autoridades
Ministério da Economia da Alemanha alerta que incerteza em 2025 pesará sobre recuperação econômica