Exportações mundiais de carne de frango de 2020 recuaram em relação ao ano anterior, aponta FAO
Nas contas da FAO, em 2020 o Brasil exportou 4,080 milhões de toneladas de carne de frango, volume que representou queda de 1,28% em relação a 2020 e fez a participação brasileira no mercado exportador global recuar de 29% para 28,7%, redução de 1,2%.
Mas o Brasil não esteve isolado nessa queda. Metade dos 10 principais exportadores mundiais registraram redução de volume. Ou seja: foi acompanhado pela União Europeia, Tailândia, China (que, por outro lado, aumentou suas importações) e Argentina.
Porém, excetuada a Rússia (que aumentou suas exportações de carne de frango em quase 40%), os demais países com expansão no volume exportado (EUA, Turquia, Ucrânia e Canadá) registraram aumentos apenas marginais.
E, neste caso, o aumento mais emblemático foi o registrado pelos EUA. Que – como destaca a própria FAO (gráfico abaixo) – somente conseguiu superar a fraca movimentação do ano pandêmico graças à demanda chinesa. Não fossem as importações da China, os EUA seriam o sexto país com queda nos embarques de carne de frango de 2020.
0 comentário

Frango/Cepea: Valores sobem neste início de maio

Ovos/Cepea: Forte demanda dos EUA mantém exportação brasileira em alta

Cotações dos ovos têm queda em abril, retomando patamares do início do ano

Mercado de suínos com preços em direções diferentes, contrariando expectativas do Dia das Mães

Suinocultura independente: mesmo com proximidade com o Dia das Mães, preços não mudam

Exportações de carne de frango mantém estabilidade em abril, com crescimento no acumulado do ano