Pesquisa sobre lavouras de grãos prepara dados para o 8° levantamento de safra na PB
O contato da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com informantes na Paraíba para levantar dados sobre a condição das lavouras de algodão, arroz, amendoim, feijão, milho e sorgo ocorre nesta sexta-feira (23). Os dados gerados deverão subsidiar o 8° Boletim da Safra de Grãos 2020/2021, previsto para o próximo dia 12 de maio.
Serão analisadas as intenções de plantio, áreas plantadas, produtividade média esperada, situação climática, calendário agrícola (plantio e colheita), crédito de custeio e demais variáveis que implicam no resultado da safra.
Com o recrudescimento da pandemia causada pelo coronavírus, as visitas a campo foram substituídas neste mês por contatos via e-mail e ligação telefônica aos informantes localizados nas regiões produtoras de grãos e representantes de agências regionais de órgãos como a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
A ação permite a continuidade do trabalho de geração de inteligência agropecuária realizado pela Conab, mesmo durante o período de restrição dos deslocamentos, e ainda possibilita salvaguardar a saúde da equipe de técnicos, parceiros e informantes, além de promover a economia de recursos públicos.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio