Gafanhotos voltam a ser registrados em lavouras de soja, algodão e sorgo na Argentina
Registro de gafanhotos volta a ocorrer após diversas nuvens durante o ano de 2020 - Foto: Senasa
Um foco de gafanhotos (Schistocerca cancellata), em estado juvenil, voltou a ser registrado em lavouras de soja, algodão e sorgo na província de Chaco, na Argentina, segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e o Ministério da Produção, Indústria e Emprego do Chaco.
Após relatos, a confirmação pela Senasa se deu nas cidades de Comandante Fernández, General Güemes e Quitilipi. A entidade não informou a extensão da área na qual os gafanhotos foram encontrados.
"Conseguimos observar que a praga se encontrava em estágio avançado de ninfa e adulto, com tendência a rebanho, ou seja, a se agrupar", disse através de nota do Senasa Julio González, técnico do Centro Regional Chaco-Formosa do Senasa. O monitoramento das entidades segue pelas lavouras da região.
As instituições solicitaram aos produtores da região o monitoramento constante das safras e, em caso de verificação da presença da praga, relembram a obrigação de realizar imediatamente as tarefas de controle de pragas a fim de reduzir as populações.
O registro de gafanhotos volta a ocorrer após diversas nuvens durante o ano de 2020, inclusive com danos em lavouras do país.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes