ANP lança Painel Dinâmico de Recursos e Reservas de Hidrocarbonetos
A ANP está lançando hoje (31/3) o Painel Dinâmico de Recursos e Reservas de Hidrocarbonetos. Nele, é possível consultar os volumes de reservas de petróleo e gás 1P (provadas), 2P (provadas + prováveis) e 3P (provadas + prováveis + possíveis) e aplicar filtros por bacia sedimentar e unidade da federação.
As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente, na data de referência do Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR). Quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%. Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%. No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%. (Fonte: Resolução ANP nº 47, de 3/9/2014).
O painel também traz a produção acumulada, o volume de óleo in place (volume total de petróleo no(s) reservatório(s) presente(s) no campo) e a fração recuperada de petróleo por campo, além de mapa interativo com a localização das reservas e o rateio de reservas provadas entre campos maduros e não maduros. É possível ainda discriminar a produção acumulada por localização geológica e regime contratual e consultar a variação anual.
Os dados do painel serão atualizados anualmente segundo Boletim Anual de Recursos e Reservas.
Acesse o Painel Dinâmico de Recursos e Reservas de Hidrocarbonetos: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-de-recursos-e-reservas-de-hidrocarbonetos
0 comentário
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe