ONS eleva projeção de carga de energia no mês apesar de restrições por Covid-19

Publicado em 19/03/2021 14:40

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou a projeção para a carga de energia do sistema interligado do Brasil neste mês, ao apontar expectativa de aumento de 3,7% na comparação com março passado, mesmo em meio a novas medidas restritivas adotadas pelo país para tentar deter o avanço da Covid-19.

O órgão estimava na semana anterior um aumento de 2,3% na demanda, com salto de 5,6% na região Norte e 4,3% no Nordeste, seguidos por Sudeste/ Centro-Oeste (+2%) e Sul (+0,2%).

Em boletim nesta sexta-feira, o ONS elevou as previsões para todas as regiões, vendo um aumento de carga de 6,7% no Norte e de 4,7% no Nordeste.

No Sudeste-Centro/Oeste, o ONS ampliou a projeção para alta de 3,4%, mesmo com novas medidas restritivas anunciadas por Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. No Sul, a demanda deve subir 2,6% frente ao ano anterior.

CHUVAS, TÉRMICAS

O ONS ainda apontou que as chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do Brasil, devem representar neste mês 77% da média histórica para o período, ante 78% na semana passada, mesmo em meio à época de chuvas na proximidade dos lagos das usinas.

No Nordeste, segunda região em reservatórios, as precipitações foram vistas em 67%, sem mudança frente à semana passada, enquanto o Sul deve atingir 107%, também praticamente estável.

O ONS ainda reduziu as perspectivas de geração térmica para atendimento à demanda na próxima semana, para 4,68 gigawatts, ante 5,15 gigawatts no relatório da semana anterior.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário