HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Dois sistemas favorecem formação de nuvens carregadas no Mato Grosso do Sul; chuvas persistem no Sul do BR

Publicado em 17/03/2021 10:26 e atualizado em 17/03/2021 11:43
Frente avança nesta quarta-feira e aumenta áreas de instabilidade no Sudeste

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que estava prevista para entrar no Brasil, já está em atuação e deve avançar para Santa Catarina e Paraná nas próximas horas. O sistema já provocou chuvas no oeste do Rio Grande do Sul, mas agora se afasta da região e avança para as demais áreas do estado. Com o avanço da frente, a tendência é que a circulação dos ventos favoreça a formação de nuvens mais carregadas em São Paulo e principalmente no Mato Grosso do Sul. 

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, explica que durante a quarta-feira (17), a frente vai avançar, aumentando a chance de chuvas no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e chuvas de volumes mais baixos para o Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas:

Chuvas Sul - Immet - 1703

Com o avanço do sistema, a tendência é que as temperaturas aumentem no Sudeste e Centro-Oeste nesta quarta-feira (17), contribuindo para a formação de nuvens carregadas em áreas de São Paulo e Minas Gerais, que devem acontecer com as características típicas de verão, no final do dia e com chance de quedas pontuais de granizo. 

Já no Mato Grosso do Sul, além do avanço da frente fria, um sistema de baixa pressão atmosférica - já em atuação entre o Brasil e o Paraguai, vai favorecer chuvas ainda mais intensas no estado. Segundo o Cosmo, o sul do Mato Grosso do Sul deve receber os maiores volumes, com chuvas entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. A tendência é que as áreas de instabilidade se intensifiquem na quinta-feira (18), levando chuvas para todo o estado e com precipitações ainda mais expressivas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24h no MS: 

Chuvas - MT - 1703

Ainda no Centro-Oeste, o Inmet prevê mais chuvas para o Mato Grosso nesta quarta-feira. Segundo o Cosmo, os maiores volumes são esperados para o noroeste do estado, com precipitação entre 20mm e 30mm. As demais áreas devem registrar chuvas pontuais e com volumes mais baixos.  Também são previstas precipitações entre 20mm e 30mm no Matopiba. O norte do Tocantins, Maranhão e extremo oeste do Piauí devem registrar as chuvas mais expressivas. Oeste da Bahia permanece com tempo seco.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1703
Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida 

De acordo com a atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (17) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a tendência é da permanência da umidade no Centro-Oeste e Matopiba nos próximos sete dias. Assim como o Cosmo, o modelo norte-americano também sinaliza para chuvas na parte Sul do Brasil. 

No período entre os dias 17 e 25 de março, o Centro-Oeste deve receber chuvas de até 100mm, sendo os maiores volumes esperados para o Mato Grosso. As mesmas condições são previstas para o Maranhão e norte do Tocantins. 

Já na região Sul do Brasil, o NOAA mostra chuvas de até 60mm no Rio Grande do Sul e chuvas entre 60mm e 90mm no leste de Santa Catarina e Paraná no período. 

A partir do dia 25 de março, a tendência é de uma mudança no cenário. O NOAA corta a condição de chuvas em parte do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso do Sul e Goiás. Os volumes também caem no Sudeste do Brasil. 

Para o Sul do Brasil, o NOAA mantém a condição de chuvas, aumentando os volumes no Rio Grande do Sul, com precipitação entre 70mm e 90mm. As mesmas condições são previstas para Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 1703
Fonte: NOAA 

Orgulho brasileiro, lavoura de soja em Presidente Olégario (MG) - Vinícius Gonçalves
Orgulho brasileiro, lavoura de soja em Presidente Olégario (MG) - Vinícius Gonçalves

Vinícius Gonçalves na lavoura de soja em Presidente Olégario (MG)
Vinícius Gonçalves na lavoura de soja em Presidente Olégario (MG)

Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti
Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti

Plantação de soja a todo vapor na Serra da Ibiapaba (CE) - Leandro Dal Molin
Plantação de soja a todo vapor na Serra da Ibiapaba (CE) - Leandro Dal Molin

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário