Inmet: Frente fria avança pelo Sul do BR e volta a chover na região; Brasil Central mantém chuva expressiva
Após um período de 10 dias sem chuvas mais expressivas, o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil vai favorecer as chuvas em áreas dos três estados nas próximas 24 horas. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema passa rápido pela região, e favorece o retorno da umidade também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Já o centro-norte do Brasil continua com previsão de chuvas intensas para os próximos dias.
Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê os maiores para o leste de Santa Catarina e Paraná nesta quarta-feira (24). Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, no entanto, explica que o centro-norte do Rio Grande do Sul também pode registrar pancadas de chuvas com volumes significativos.
A tendência é que o sistema passe muito rápido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira (26) volte a chover de forma mais expressiva no Paraná, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 48 horas.
A previsão indica ainda que o avanço do sistema também vai favorecer o retorno da umidade para São Paulo e Mato Grosso do Sul. No caso de São Paulo, a frente fria vai se juntar com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), em atuação no Sudeste desde a semana passada, intensificando os volumes de chuvas em todas áreas do estado.
"No sul e leste do estado, atenção para o risco de chuva forte, descargas elétricas atmosféricas e ventania. No norte do estado, as pancadas ocorrem de forma moderada sempre acompanhadas de raios", complementa a previsão da Climatempo para esta quarta-feira.
Já no Centro-Oeste e Matopiba e Rondônia, as condições continuam sendo de instabilidade nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, o centro-norte de Goiás, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Piauí e sul do Maranhão, têm previsão de pancadas de chuva significativas.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (24), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também sinaliza para o retorno das precipitações no Mato Grosso do Sul nos próximos sete dias. Já para região Sul, apenas o Rio Grande do Sul não tem previsão de chuvas expressivas no período.
Entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março, o NOAA mantém a previsão dos chuvas no centro-norte do país, com precipitação entre 80mm e 100mm. Na região Sul do Brasil, a tendência é de precipitação entre 40mm e 60mm em Santa Catarina e no Paraná.
Entre os dias 4 e 12 de março, o NOAA reduz as chuvas no Nordeste do Brasil de forma mais expressiva. Mantém a condição de chuvas em todo o Brasil Central e mostra o retorno, ainda de forma leve, para o centro-sul do Rio Grande do Sul.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil