Condições climáticas influenciam na elevação do preço pago ao produtor de banana no PR
Os preços pagos aos produtores de banana continuam em alta no estado do Paraná. Em janeiro, a caixa com 20 quilos da fruta chegou a custar R$ 60, elevação de 21,73% quando comparada com as cotações praticadas em dezembro. O aumento é ainda maior em relação ao valor comercializado em novembro, chegando a 76,47%. A análise regional foi realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir dos dados obtidos pelo Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), da própria estatal.
De acordo com técnicos da Conab, essa alta é explicada pelas condições climáticas adversas registradas no último mês nas áreas produtoras, que impactaram na disponibilidade da fruta. Além disso, a demanda pelo produto continua alta no verão. A expectativa é que os preços pagos aos produtores se mantenham em patamares elevados até a produção ser normalizada.
Já os valores pagos pelo mel caíram no primeiro mês deste ano. Em janeiro, o preço encontrado pelos produtores foi de R$13,73 em média, 11,48% abaixo do registrado em dezembro. No entanto, a cotação ainda é maior que a praticada em novembro. A tendência para fevereiro e março é que os preços aos produtores sigam em queda, uma vez que há uma demanda menor no mercado externo, o que gera um excedente interno e pressiona os preços para baixo.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas