AgRural: Colheita de soja vai a 4% da área no Brasil; atraso persiste
O tempo mais firme em parte do Centro-Oeste do Brasil permitiu que a colheita da safra 2020/21 evoluísse com ritmo um pouco melhor na semana passada. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (04), 4% da área cultivada com soja no país estava colhida, contra 2% uma semana antes e 16% um ano atrás. Mesmo assim, o índice colhido segue como o menor para esta época do ano desde a temporada 2010/11.
Qualidade
No Sul, as chuvas da semana passada favoreceram o desenvolvimento das lavouras do Rio Grande do Sul. Mas, ainda que um pouco menos volumosas e constantes, as precipitações ainda dificultaram o avanço da colheita nas poucas áreas do Paraná e de Santa Catarina que já estão prontas. Os problemas de qualidade continuam, mas por enquanto seguem restritos a talhões localizados semeados em setembro. O tempo mais seco previsto para os próximos dias deve favorecer a perda de umidade e o avanço da colheita.
Falta de chuva
No outro extremo, as chuvas abaixo do normal registradas até semana passada inspiram cuidado em pontos de Minas Gerais, Goiás e do Matopiba. Mas há bons volumes previstos.
Safrinha de milho
Com poucas áreas de soja já prontas para a colheita e os produtores de Mato Grosso ainda focados na semeadura do algodão, que também está atrasada, o plantio da segunda safra de milho chegou na quinta-feira (04) a 3,4% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil, mantendo atraso considerável em relação aos 23% de um ano antes.
0 comentário

Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta

Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços

Vendas da safra de soja do Brasil estão atrasadas, aponta Safras & Mercado

Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS

Soja sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª feira, com foco nas expectativas para o encontro China-EUA

Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio