Alceu Moreira transmite cargo de presidente da FPA a Sérgio Souza
Eleito em dezembro de 2020 presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a liderança do colegiado. A nova diretoria estará à frente da bancada no próximo biênio (2021/22).
Em discurso, o parlamentar disse que “a missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse país”. Sergio Souza enfatizou ainda que “a vocação do Brasil é agro e a nossa missão como parlamentares é defender o setor que nós representamos”.
Antecessor de Souza, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) agradeceu a colaboração da ministra Tereza Cristina, em projetos importantes para o agro nacional, e aos membros e funcionários da FPA. “Meu sentimento é de gratidão”, declarou emocionado o deputado.
Alceu afirmou ainda que “é o agronegócio que toca essa roda dentada chamada Brasil e é da nossa força que esse povo depende. Portanto, deixo aqui meu abraço e me despeço da presidência da FPA, passando de imediato esta responsabilidade ao Sérgio Souza, sem ter do que reclamar, vocês me ajudaram a me tornar um deputado melhor”.
A passagem de liderança da bancada contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também já foi presidente da FPA (2018). A ministra enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar da Agropecuária. “Nós estamos juntos para um novo momento para que as pautas do agro possam caminhar. Acho que é isso que os produtores e brasileiros esperam de nós – a frente novamente pronta para trabalhar em prol do nosso agronegócio”.
Também esteve presente o ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, general Luiz Eduardo Ramos. A solenidade foi marcada pelo descerramento da foto oficial do deputado federal Alceu Moreira na galeria de ex-presidentes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Perfil do novo presidente
Nascido no Vale do Ivaí (PR), Sérgio Souza é filho de produtores rurais e dividiu seu tempo de juventude entre a lida no campo e os estudos. Graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, o novo presidente da FPA começou a vida pública como suplente no Senado Federal em 2010, onde seguiu até o fim do mandato em 2014, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez. Atualmente, o parlamentar está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, onde teve atuações importantes nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação – colegiados em que foi presidente.
Mesa Diretora Biênio 2021-2022
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País