Wall St fecha em queda após dados da vacina da J&J; efeito GameStop pesa

Publicado em 29/01/2021 19:31

LOGO REUTERS

NOVA YORK (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira, fechando a pior semana de outubro, com investidores avaliando desdobramentos dos resultados dos testes da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, enquanto um impasse entre fundos hedge de Wall Street e pequenos investidores de varejo adicionou volatilidade.

As ações da Johnson & Johnson recuaram 3,56% e exerceram uma das maiores influências negativas tanto no Dow Jones quanto no S&P 500, depois que a farmacêutica disse que sua vacina de dose única tinha eficácia de 72% na prevenção à Covid-19 nos Estados Unidos, com um taxa inferior, de 66%, em âmbito global.

O resultado se compara desfavoravelmente ao alto nível de eficácia registrado pelas duas vacinas autorizadas da Pfizer Inc / BioNTech SE e da Moderna Inc, que foram cerca de 95% eficaz na prevenção de doenças sintomáticas em ensaios principais quando administradas em duas doses. As ações da Moderna subiram 8,53%, enquanto as ações da Pfizer subiram 0,11%.

As preocupações em torno de um "short squeeze", que começaram no início desta semana, ressurgiram depois que um exército de investidores de varejo voltou a negociar ações como GameStop Corp e Koss Corp, que dispararam depois que corretoras como Robinhood suspenderam algumas das restrições que colocado para negociação destes papéis.

"Short squeeze" é uma súbita reversão de posições vendidas (que apostam em queda nos preços de um ativo). Nesta semana, Wall Street sofreu um baque com "short squeeze" em ações como da GameStop, à medida que os investidores buscavam conter perdas nas posições vendidas diante da disparada dos papéis. Para levantar recursos para conter perdas, investidores venderam ações de outros papéis, o que pressionou o mercado de ações em geral

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos disse que estava monitorando de perto de qualquer delito em potencial, tanto para corretoras quanto para traders de redes sociais.

O Dow Jones Industrial Average caiu 2,03%, para 29.982,62 pontos, o S&P 500 perdeu 1,93%, para 3.714,24 pontos, e o Nasdaq desvalorizou-se 2%, para 13.070,70 pontos.

Todos os três índices sofreram a maior perda semanal desde o fim de outubro, com o Dow Jones recuando 3,28%, o S&P, 3,31%, e o Nasdaq, 3,49%. No mês, o Dow Jones recuou 2,04%, o S&P recuou 1,12% e o Nasdaq valorizou-se 1,42%.

Preço do petróleo fecha em queda nos EUA por temores com vacinação contra o coronavírus

LOGO REUTERS

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo dos Estados Unidos fecharam em leve queda nesta sexta-feira, após operarem no intervalo limitado durante a sessão, devido às preocupações de demanda representadas pela pandemia de coronavírus e pelo avanço lento dos processos de vacinação.

O contrato mais ativo do petróleo Brent também terminou o dia em baixa, com limitações para a distribuição das vacinas e preocupações com a eficácia do imunizante da Johnson & Johnson pressionando o mercado.

"Os números das vacinas simplesmente não chegam lá", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia do Mizuho em Nova York.

Os mercados do petróleo tiveram um rali de quase 50% de outubro, apoiados pelas vacinas, mas o avanço das variantes da Covid-19 reacendeu temores sobre o enfraquecimento da demanda na economia. Yawger afirmou que um pacote de estímulos econômicos dos EUA pode não sair rápido o suficiente para dar suporte aos mercados.

O presidente norte-americano, Joe Biden, apelou para o Congresso aja de forma célere em uma proposta de 1,9 trilhão de dólares em alívio aos efeitos da pandemia. "Não há tempo para qualquer atraso", disse Biden.

Os contratos futuros do petróleo Brent para março fecharam em alta de 0,36 dólar, ou 0,6%, a 55,88 dólares por barril. O vencimento março do Brent expirou nesta sexta-feira. O contrato mais ativo, para abril, terminou em queda de 0,06 dólar, a 55,04 dólares o barril.

Já os futuros do petróleo dos EUA (WTI) recuaram 0,14 dólar, ou 0,3%, para 52,20 dólares / barril.

Os primeiros contratos tanto do Brent quanto do WTI registraram uma queda semanal de menos de 1%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário