Embrapa Gado de Corte desenvolve Centro de Manejo com tecnologias focadas em bem-estar animal
O conceito e as técnicas adotadas para oferecer melhor qualidade de vida aos animais já fazem parte do dia a dia da pecuária e têm ganhado cada vez mais espaço na atividade. Com foco em entender o comportamento do rebanho e o impacto das medidas, a Embrapa Gado de Corte, localizada em Mato Grosso do Sul, desenvolveu um novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, que segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente na atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo.
Alinhada a estes princípios, a Beckhauser, pioneira no desenvolvimento de soluções para o manejo na pecuária na área de contenção bovina, fez a doação do equipamento TotalFlex Vazieira, que contribui para um menor nível de estresse durante as atividades, menos acidentes, manutenção do bem-estar animal; além de garantir a segurança dos trabalhadores no manejo.
Segundo a pesquisadora da Embrapa em ambiência e conforto térmico e zootecnista, Fabiana Villa Alves, ter um tronco de qualidade, que facilite o manejo dentro do curral, traz benefícios como animais mais dóceis e menor nível de estresse durante as atividades.
“Quando falamos em animais a pasto eles são recolhidos, na maioria dos casos, uma vez ao mês, e isso traz um estresse natural, pois o animal sai do seu habitat e vai para um ambiente estranho ao seu dia a dia”, explica.
Ao longo do processo de desenvolvimento do novo centro, a pesquisadora estudou vários modelos até chegar em um desenho mais moderno da Unidade, que atendesse, com eficiência, as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura como apoio. “Para chegarmos ao melhor modelo precisávamos de um equipamento apropriado e dentro das necessidades do projeto, para vacinação, coleta de sangue, pesagem, entre outros procedimentos de rotina ou de pesquisa”, conta ela.
“Não existe hoje em operação na Embrapa um tronco mais moderno que este da Beckhauser. Com ele faremos mensurações comparativas, de como era o nível de estresse do animal quando contido num tronco convencional e como será com esse novo, mais moderno e eficiente”, destaca Fabiana, ao avaliar o TotalFlex Vazieira, doado pela Beckhauser.
Para a Beckhauser, estar presente com um de seus produtos em um projeto de relevância para o desenvolvimento da pecuária nacional é uma forma de investir no futuro da atividade, com foco nos princípios de bem-estar animal, que movem a missão da empresa. “Muito nos orgulha fazer parte desse novo momento da Embrapa. Há anos nos especializamos em oferecer ao mercado soluções que garantam eficiência no curral, mas também melhor qualidade de vida a todos os envolvidos no processo, seres humanos e animais. Nos unir a uma entidade de relevância para o setor é uma forma de evidenciar nosso compromisso com a pecuária brasileira”, enfatiza a presidente da Beckhauser, Mariana Beckheuser.
O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse é o primeiro curral operante na Embrapa Gado de Corte que leva em conta o bem-estar animal. “O fato da Beckhauser oferecer equipamentos com ótimo custo-benefício para uma pecuária mais sustentável, com respeito aos trabalhadores, ao ambiente e ao bem-estar animal, faz parte da evolução técnica e cumprimento da missão da Embrapa”, finaliza Fabiana.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul