HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mais uma semana de chuvas volumosas na faixa central do país ; RS também recebe chuva, mas frente fria passa rápido pelo estado

Publicado em 08/01/2021 13:56 e atualizado em 10/01/2021 05:31
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Primeiros dias de janeiro registram chuvas abaixo do normal para época do ano

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que os próximos dias serão de chuvas volumosas para boa parte do país. Os modelos indicam ainda que uma rápida frente deve passar pelo Rio Grande do Sul, também aumentando as condições de chuvas em toda área. 

Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, afirma que as chuvas não chegam com regularidade no Rio Grande do Sul, uma consequência do fenômeno La Niña que, segundo o Inmet, está em plena atuação neste momento. Falando nos últimos dias, o especialista destaca que os volumes ficaram abaixo da média esperada em boa parte do país. "Aquelas chuvas que aconteceram no RS também foram fracas nas outras regiões", comenta.

Tanto o modelo Cosmo do Inmet, como o modelo GFS da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), seguem indicando que os maiores volumes de chuvas nos próximos dias serão registrados em áreas  Minas Gerais, áreas de São Paulo e Rio de Janeiro. Para essas áreas, são esperados acumulados entre 100 e 125 mm. A partir de sábado (8) a tendência é de um aumento nos volumes em áreas do Matopiba. Francisco destaca também que pancadas de chuvas isoladas não estão descartadas durante o dia. 

Tanto o modelo Cosmo do Inmet, como o modelo GFS da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), seguem indicando que os maiores volumes de chuvas nos próximos dias serão registrados em áreas  Minas Gerais, áreas de São Paulo e partes da Bahia. Para essas áreas, são esperados acumulados entre 100 e 125 mm. 

Veja o modelo de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0801
Fonte: Inmet 

 

A partir do dia 16 de janeiro os modelos indicam um aumento nos volumes das chuvas em todas as áreas do Brasil. No Sudeste, a tendência é de permanência da umidade, ainda com precipitação entre 100 e 125 mm no período. 

Para o Centro-Oeste, o modelo traz chuvas mais expressivas no período, com precipitação entre 80 e 90 mm. Já no Matopiba, a tendência é de chuvas para o Maranhão, Tocantins e oeste da Bahia, mas de diminuição nos volumes em áreas do Piauí. 

Na região sul, as condições também mostram chuvas mais efetivas nos três estados, com destaque para o extremo oeste do Rio Grande do Sul que deve receber os menores volumes. Santa Catarina e Paraná podem ter acumulados de 100 mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0801
Fonte: NOAA

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário