França reforça medidas contra influenza aviária

Publicado em 08/01/2021 10:21

Diante do desenvolvimento preocupante nos últimos dias de epizootia de influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI, na sigla em inglês) no departamento de Landes, o Ministro da Agricultura e Alimentação Julien Denormandie decidiu fortalecer o sistema de luta contra doença.

Até o momento, existem 119 focos de infecção nas Landes, concentradas em Chalosse, um território com alta densidade de patos de engorda. Nesta fase, foram também identificados focos mais isolados nos departamentos vizinhos dos Altos Pirenéus (2 casos), nos Pirenéus Atlânticos (2 casos) e Gers (1 caso). Dada a extrema contagiosidade do vírus, é necessário reduzir drasticamente a densidade das aves nas áreas mais populosas. Para isso, devem ser aumentados os abates preventivos em vigor desde 24 de dezembro, que já permitiram a eliminação de mais de 350 mil patos.

Com base em parecer emitido pela ANSES, foram tomadas as seguintes medidas adicionais:

- O corte preventivo praticado hoje em um raio de 3 km ao redor dos focos será realizado ao longo de 5 km. Eles preocupação no 1 st quilômetro todos os pássaros e quintal de criação, e para a próxima 4 km Todos aves aquáticas e outras aves quando não estão claustrées;

- As capacidades de abate serão significativamente aumentadas graças à mobilização do prestador de serviços mandatado pelo Estado, tanto para os veterinários de saúde como para a requisição de matadouros adicionais;

- A zona de vigilância de 10 km em torno dos focos pode ser estendida até 20 km, com proibição de saída e entrada de aves (inclusive para repovoamento de granjas que tenham concluído o ciclo de produção). Essas restrições serão reavaliadas até o final de janeiro, à luz do levantamento epidemiológico.

O Ministro Julien Denormandie estará presente em Landes ao lado dos criadores para demonstrar a solidariedade do Estado na provação que estão a passar novamente, após terem sofrido duas crises de influenza aviária entre 2015 e 2017. Um sistema de depósito para compensar o valor dos animais abatidos já está em vigor; os primeiros pagamentos serão feitos nos próximos dias.

Além disso, a situação parece estabilizada nos outros departamentos afetados pelo vírus desde a sua introdução na França em meados de novembro, uma vez que nenhum novo caso, nem doméstico nem selvagem, não foi registrado em 15 dias.

Como um lembrete, as medidas de biossegurança a serem observados pelos detentores de aves, profissionais ou não, bem como por todos os envolvidos na criação de aves pode ser visto aqui .

O vírus H5N8, que se espalha atualmente na França e em vários países europeus, afeta exclusivamente aves. Não é transmissível aos humanos através do consumo de carne de aves, ovos, fígado gorduroso e, mais geralmente, qualquer produto alimentar.

Leia Mais:

+ China suspende importação de aves da França devido à gripe aviária

+ França abaterá 600.000 aves para conter a gripe aviária

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Min. da Agricultura da França

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário