Inmet alerta para chances de veranico no Rio Grande do Sul no mês de janeiro

Publicado em 04/01/2021 13:16 e atualizado em 04/01/2021 18:08
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para os próximos dias indicam condição de chuvas em todo o Brasil Central. "Estamos com chuva e previsão de chuva boa para o centro-sul do Brasil nos próximos dias", comenta. 

O especialista destaca que as atenções já estão voltadas para áreas da região sul do país, que apesar de terem chuvas previstas para os últimos dias, correm o risco de passar por um período de veranico ainda no mês de janeiro, sobretudo o Rio Grande do Sul. "Exatamente com a fronteira do Uruguai, naquela parte a chuva realmente está chegando mas muito mal distribuída", comenta. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo sinaliza para chuvas entre 30 e 40 mm no Mato Grosso e em Goiás nas próximas 24 horas. As mesmas condições são previstas para Minas Gerais e Espírito Santo. A previsão indica ainda condição de chuva para São Paulo, porém com volumes mais baixos. A segunda-feira é de tempo estável na parte sul do Brasil, mas a tendência é de uma mudança nos padrões nos próximos dias. 

Mamedes destaca ainda que as chuvas chegam ao Rio Grande do Sul, mas que após 72 horas os modelos já mostram o sistema avançando para a região Sudeste e Centro-Oeste do país. "As chuvas no sul a gente vai ver que vai passar muito rápido", comenta. O avanço desse sistema deve favorecer a formação de um novo canal de umidade na área central do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0401
Fonte: NOAA 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário