Já são 11 os coletores com esporos da Ferrugem Asiática no Paraná
O sistema de monitoramento de esporos da Ferrugem Asiática do IDR-Paraná segue registrando ocorrências no estado. Até o momento, são 11 localidades em que forram confirmado a presença dos esporos no ar, há duas semanas eram apenas quatro na sexta-feira (18).
De lá para cá, os municípios de Ibiporã, Rolândia, Tamarama e Catanduvas ganharam a companhia de Arapoti, Sengês, Céu Azul, Capanema, Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Quedas do Iguaçu.
O gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explica que a identificação de esporos não significa a presença da doença efetivamente nas plantas, mas indica que o produtor deve intensificar os trabalhos de monitoramento nas lavouras e buscar orientações junto ao seu corpo técnico e aos representantes do IDR-Paraná antes de iniciar as aplicações de defensivos.
Leia Mais:
Consórcio Anti-Ferrugem
Ao mesmo tempo, o Consorcio Antiferrugem da Embrapa identifica 14 pontos no Brasil onde já foram identificados sintomas da doença em lavouras, um deles no Paraná.
As localidades destacadas até aqui são Lagoa da Confusão/TO (5 ocorrências), São Miguel do Araguaia/GO (5 ocorrências), Campo Verde/MT, Uberlândia/MG, Itaberá/SP e Londrina/PR.
Leia Mais:
+ Ferrugem asiática chega mais cedo ao MT e exige maior atenção no controle
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas