Museu do Plantio Direto mostra as plantadeiras pioneiras que mudaram a maneira de semear a soja
Quem desejar conhecer a história do Plantio Direto no país, pode fazer uma visita à fazenda Agrispastos, localizado em Palmeira, região de Ponta Grossa (PR). Ali esta fazenda pioneira no Sistema Plantio Direto na Palha desde 1976, oferece aos interessados um verdadeiro museu de máquinas agrícolas e registros sobre como começou a mudança da agricultura brasileira..
Manoel Henrique Júnior, filho de Nonô Pereira, um dos primeros a usar no SPD no Brasil, gosta de mostrar a raridade do Museu da família -- uma plantadeira importada da Bélgica, da fabricante Howard Rotacaster, que os pioneiros utilizaram para cultivar pela primeira vez os solos do Brasil no sistema de plantio direto na palha.
--" Essa máquina veio para o Brasil para testes aqui nessa região dos Campos Gerais, que naquela época via suas áreas de cultivo sofrendo com a baixa produtividade das suas lavouras, devido principalmente pela erosão causada pela chuva nos solos descobertos pela prática do plantio convencional", conta Manoel Pereira Jr..
-- "O agricultor realizava o preparo do solo com grade e até aivecas, aplicava os fertilizantes, mas depois do plantio, se viesse uma chuva muito forte, levava todo esse investimento para o rio e tinha que fazer tudo de novo. Uma situação que eu mesmo vivi aqui na Agripastos, vendo meu pai muitas vezes ter que replantar grande parte das nossas lavouras.
-- "Eu via literalmente nosso esforço de uma safra indo por água a baixo", recorda ele..
A partir dessa experiência com a plantadeira belga, especialistas de máquinas agrícolas de empresas brasileiras projetaram para os solos brasileiros semeadoras adaptadas para o sistema plantio direto na palha, com a inclusão do disco de corte à engenharia da plantadeira.
-- "Meu pai, Nonô Pereira, junto com outro importante pioneiro do plantio direto no Brasil, o seo Frank Dijkstra, foram aos Estados Unidos e de lá trouxeram um kit com o disco de corte da palha. Essa importante inovação fez com que as indústrias brasileiras de máquinas agrícolas passassem a oferecer para os agricultores maquinas equipadas com esse kit para plantio direto. Uma revolução para o setor"
(assista a entrevista acima, e faça uma visita ao Museu da Agripastos. Uma visita Imperdível).
0 comentário
Após o melhor semestre dos últimos 10 anos, mercado brasileiro fecha 2024 com o maior crescimento entre os principais mercados globais e projeta um novo salto para 2025
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq