OMC: Nova medida protelatória da Indonésia causa desapontamento no setor produtivo de carne de frango, aponta ABPA

Publicado em 21/12/2020 08:38

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recebeu com desapontamento a informação sobre a apelação protocolada pela Indonésia contra a nova vitória brasileira em ação contra barreiras injustificadas às exportações de carne de frango.
 
A informação foi divulgada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), em uma nova tentativa indonésia de atrasar a implantação das medidas estabelecidas pelo processo movido pelo Brasil, em um recorrente comportamento protecionista e protelatório.
 
A apelação se soma à negativa da Indonésia de colocar em vigor as medidas já impostas pela OMC após o contencioso de 2017 e a ratificação do painel de implementação neste ano, que também deu razão aos argumentos brasileiros.
 
O processo se arrasta há quase cinco anos.  Dezoito países, além da União Europeia, acompanharam o processo como terceira parte interessada.
 
“Ao longo do processo, a Indonésia utilizou todos os artifícios possíveis para procrastinar a implementação das medidas de abertura, contra as regras da OMC.  Esta é mais uma ação nesta linha, que destoa do que se espera nas práticas de comércio internacional, especialmente de uma nação com quem estamos iniciando as negociações de um acordo comercial.  É algo que deve ser observado não somente pelo Brasil, como também pelas dezenas de nações que foram terceira parte interessada na ação”, analisa Ricardo Santin, presidente da ABPA.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário