Após decepção com relatório do USDA, soja em Chicago volta à realidade precificando estoques baixos e oferta incerta
Podcast
Entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest sobre o Fechamento de Mercado da Soja
DownloadOs futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago começaram o dia com movimentações tímidas, testando os dois lados da tabela, mas voltaram a subir e encerraram o pregao desta sexta-feira (11) com altas de mais de 7 pontos nos principais vencimentos, levando o janeiro a US$ 11,60 e o março a US$ 11,66 por bushel.
A semana foi de, mais uma vez, foco nos fundamentos e, passado o relatório mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os traders voltam a acompanhar a força do programa de exportações dos EUA, já muito adiantado, e os estoques muito apertados no país.
"Se os EUA exportarem mais, vai falta soja para indústria. Essa foi a mensagem que o USDA quis passar nesse relatório", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities, que lembra ainda que a estimativa das exportações foi mantida em 59,88 milhões de toneladas.
No paralelo, a irregularidade das condições climáticas para a América do Sul também pesa ainda sobre as cotações, e com alguma piora que possa vir a ser registrada deve intensificar a volatilidade no mercado em Chicago, "que vai perceber que não há espaço para quebra".
Outro fator que vai influenciar o andamento dos preços tanto nos EUA, quanto no Brasil, é a competitividade de ambos os países frente os importadores chineses. A soja brasileira passa a ser mais competitiva agora em relação à americana, o que começa a se inverter em outubro, e isso vai movimentar não só os preços, mas também os prêmios nas duas origens.
1 comentário
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Tiago Pandolfo Balsas - MA
Competitividade da soja brasileira? Se o sojicultor brasileiro enxergasse que somente ele tem soja e segurasse um pouco, esses preços teriam que explodir. Os americanos já venderam 90% da sua previsão de exportação em menos de 3 meses. Competitividade da soja brasileira? Tá de brincadeira...