Melão/Cepea: Exportações estão similares às da safra passada

Publicado em 09/12/2020 08:21

As exportações brasileiras de melão da safra 2020/21 estão praticamente iguais às da campanha anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a parcial (agosto a novembro) registrou aumento de apenas 1% em volume, totalizando 112,4 mil toneladas, assim como na receita em dólar, somando US$ 73,3 milhões (FOB).

No entanto, ao contrário do ano passado, quando os envios foram ganhando força ao longo da temporada, notou-se maior intensidade de embarques nos primeiros meses desta safra e certa "normalização" posteriormente. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, agora, as exportações até seguem os contratos estabelecidos, porém, sem muitos envios extras, devido às incertezas geradas pela segunda onda da covid-19 nos principais compradores.

Ainda de acordo com a Secex, os maiores importadores do melão brasileiro foram: Holanda, com 37% do volume total no período, Reino Unido, com 27%, Espanha, com 22%, e Canadá, com 3%. Apesar da baixa participação frente aos demais, o Canadá é um destaque, pois houve aumento de 118% do volume importado do Brasil em comparação com a parcial da safra passada.

Espera-se que as exportações brasileiras de melão sigam um bom ritmo até meados de dezembro, quando os embarques podem começar a se reduzir, por conta do inverno nos países europeus. Esse período também é marcado pelo início gradual das exportações de alguns concorrentes da América Central – mas agentes brasileiros devem ficar atentos aos entraves dos recentes furacões na safra dos países desta região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário