Lavouras de soja 2020/21 do Paraná têm melhora na qualidade; plantio é concluído, aponta Deral
A qualidade das lavouras de soja 2020/21 no Paraná teve melhora nos últimos dias, com 75% das áreas avaliadas em condições boas, um avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
No restante das lavouras, 21% estão em condições médias e 4% ruins --onde há perda sem possibilidade de recuperação. O plantio cresceu 1 ponto percentual e foi concluído.
A melhora nas condições ocorreu após chuvas nas últimas duas semanas. No sul do Estado, as precipitações superaram as médias histórias para o período, segundo dados da Refinitiv.(https://amers2.apps.cp.thomsonreuters.com/cms/?pageid=awd-sam-past-wx-maps-15d)
O Estado, assim como demais regiões produtoras, teve os trabalhos de plantio atrasados e impactados pela falta de chuvas no início da temporada.
Segundo o Deral, apesar da avanço nas áreas de melhor qualidade, trata-se do menor patamar de lavouras nesta condição ao menos desde o mesmo período de 2015.
Na safra passada, por exemplo, a semeadura da oleaginosa também havia sido encerrada, mas com 83% das áreas avaliadas como boas.
Pesquisa publicada pela Reuters na última semana indica que o Brasil, maior produtor e exportador global de soja, perdeu potencial produtivo desta safra pela seca, embora ainda possa ter uma colheita recorde.
No milho primeira safra, dados do Deral mostram que o plantio do Paraná também está concluído, com 77% das lavouras boas e 18% médias, um avanço de 2 pontos percentuais para as áreas de melhor qualidade.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira