Plantio da soja chega a 86,33% no BR, mas avanço perdeu força na última semana, relata Pátria Agro
O plantio da soja no Brasil chega a 86,33% da área, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pela Pátria Agronegócios. O índice se mostra abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando eram 88,29%, e também abaixo da média dos últimos cinco anos, de 88,22%.
Como já é tradicional, Mato Grosso é o estado mais adiantado nos trabalhos de campo, com 99,6% da área já semeada com a oleaginosa. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul - onde costumeiramente o trabalho de plantio começa mais tarde - são 47% do plantio concluído, contra 72% de 2019 e 78% de média.
"Um cenário árido voltou a atormentar produtores rurais por todo o Brasil. Apesar do país já estar em reta final de semeadura da soja, os trabalhos de campo perderam forças nestes últimos 7 dias", explicam os especialistas da PÁTRIA.
Ainda de acordo com informações apuradas pela consultoria, os modelos climáticos começam a trazer alguma condição de milho para para o Sul do Brasil, com volumes de chuvas que podem chegar à região entre o fim de dezembro e o início de dezembro.
"O ponto de alerta fica concentrado sobre o oeste da Bahia e o sul do Piauí, onde as chuvas serão apenas moderadas nas próximas duas semanas", explica Cristiano Palavro, diretor da PÁTRIA.
A consultoria explica também que "o fato é que tivemos um início de safra bem conturbado com a falta de chuvas, entre o final de Outubro e meados de Novembro os produtores no país conseguiram recuperar boa parte do "tempo perdido". Entretanto agora nesta reta final as complicações voltaram".
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira