Chegada das tecnologias 4G e 5G deve trazer verdadeira revolução digital ao agro brasileiro, explica diretor da Ericsson

Publicado em 12/11/2020 11:41 e atualizado em 12/11/2020 13:38
Paulo Bernardocki - Dir. de Soluções de Redes da Ericsson para Cone Sul da América Latina
Representantes da empresa participaram de painel no Agrobit 2020 trazendo o atual status não só das tecnologias, mas das ferramentas à disposição dos produtores brasileiros que irão otimizar seu dia a dia.

Podcast

Entrevista com Paulo Bernardocki sobre Conectividade no Campo e Benefícios para o Agro

Download
 

Conectividade no campo é destaque da Ericsson durante o AgroBit Evolution Brasil

Uma análise setorial da Ericsson mostrou que a conectividade no campo trará uma disrupção e benefícios significativos em todos os aspectos da agricultura, principalmente por conta da expectativa da chegada do 5G ao país. O potencial de digitalização da economia brasileira, combinado com a maturidade do setor de tecnologias da informação e comunicação e, consequente, surgimento de um ecossistema digital, cria um ambiente favorável para a transformação no campo, habilitada pela conectividade. Para abordar as oportunidades que a tecnologia proverá aos agricultores, durante a edição 2020 do AgroBit Evolution Brasil, evento que trata das inovações e tecnologias do agronegócio, especialistas da Ericsson participarão dos debates.

Renato Costa, Account Manager da vertical de Agronegócio, participaram do painel Conectividade no Campo, no dia 10 de novembro. No dia 11 de novembro, Vinicius Fiori, Head de Customer Marketing e Paulo Bernardocki, Diretor de Soluções de Redes, abordaram a temática Aumentando a eficiência no agronegócio com IoT em redes 4G e 5G.

O setor do agronegócio corresponde a quase 25% do PIB brasileiro, e apenas 29% das propriedades rurais são conectadas, o que representa um fator restritivo para a inovação e produtividade. Esse é um setor que merece ainda mais atenção no que diz respeito à redução do spread digital. O Brasil ocupa atualmente a 3ª posição no Ranking de Exportação do Agronegócio do mundo. Assim, os benefícios gerados pelo 5G para esse setor terão um forte impacto positivo e apoiarão o crescimento da economia brasileira.

No agro, a chegada do 5G vai promover uma revolução. A tecnologia poderá ser utilizada em uma série de processos, transformando as fazendas em Fazendas Inteligentes (Smart Farming). Para se ter uma ideia desse impacto, com a agricultura de precisão, estudos projetam que será possível reduzir os custos relacionados à operação de campo e à análise do solo, além de permitir aumento significativo em relação aos rendimentos globais das lavouras, entre outros benefícios. "A expectativa é que nos próximos 5 anos, a cobertura de internet celular de alta capacidade (4G e 5G) no campo cubra uma área correspondente àquela que as tecnologias 2G e 3G levaram 20 anos para atingir. O desenvolvimento da cadeia do agronegócio por inteiro a partir do IoT e com o advento do 5G pode tornar o Brasil ainda mais produtivo do que é atualmente. Atrelado a isso, a demanda global por insumos vegetais, alimentos e proteína irá dobrar até 2050 e o Brasil é o único país grande, com condições favoráveis para aumentar em escala a oferta de alimentos, além de contar com enorme espaço para alcançar um ganho de produtividade em diferentes etapas da cadeia. Temos, portanto, a chance de nos tornarmos o maior exportador de produtos agrícolas nesta nova década", destaca Bernardocki.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas + Ericsson

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário