Grupo de pais busca revisão em materiais didáticos para mudar a forma de como o agro é representado nas escolas
Podcast
Entrevista com Leticia Jacintho e Helen Jacintho - Produtoras Rurais em Barretos/SP sobre o Agro na Escola
DownloadA percepção de Letícia e Helen Jacintho de que a representação do agronegócio em livros didáticos era feita com uma conotação pejorativa, na maioria das vezes, começou ainda dentro de casa, acompanhando o estudo dos filhos. Em 2018, elas e outros pais de alunos de uma escola particular de Barretos (SP) questionaram a instituição a respeito da abordagem no material didático, e hoje levam a pauta da revisão de livros e apostilas para autoridades, políticos e associações da área do agronegócio.
O grupo de pais de alunos criou o perfil na rede social Instagram (@deolhonomaterialescolar) para poder compartilhar exemplos que precisam ser revistos, e após uma live com participação do professor Xico Graziano em que imagens de livros didáticos foram mostradas como exemplo, a causa cresceu.
"Depois disso, começamos a receber relatos e exemplos de representações negativas do agro brasileiro enviados por mães e pais de várias regiões do Brasil, mas também de ações positivas que são realizadas", conta Letícia.
A pauta ganhou apoio de outras autoridades, como o ex-ministro da Agrivultura, Roberto Rodrigues, além de entidades do setor, como a Sociedade Rural Brasileira, e chegou até a Frente Parlamentar da Agropecuária.
"Nossa questão foi muito bem recebida pelos parlamentares, que já estão se articulando para promover uma reunião incluindo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Educação (MEC) e debater a revisão de livros didáticos e apostilas por todo o país", explicou Helen.
Além de levar a pauta da contextualização da realidade do agronegócio no Brasil para o material didático, segundo Helen, "sem apagar os erros cometidos no passado, mas trazendo um contraponto e mostrando a atual realidade", o grupo em Barretos leva alunos e professores para terem contato com a produção rural no campo e na agroindústria.
"A iniciativa faz com que as crianças vejam como o produtor rural de hoje precisa saber lidar com as tecnologias, como cuida do meio ambiente e dos funcionários", disse Helen, e Letícia complementa: "além de brilhar os olhos das crianças, é muito interessante ver a reação dos professores ao perceber que a realidade é diferente do que é retratado nos livros".
Abaixo, confira na íntegra a carta enviada pelo grupo de pais à escola em Barretos, incluindo imagens de exemplos de como os livros didáticos representam o agronegócio brasileiro:
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade