Argentina será o 1ª país a aprovar trigo transgênico (exclusivo da Reuters)

Publicado em 08/10/2020 08:10

LOGO REUTERS

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina vai aprovar a variedade transgênica de trigo tolerante à seca HB4, da empresa de biotecnologia Bioceres, segundo uma resolução oficial à qual a Reuters teve acesso de forma exclusiva nesta quarta-feira.

A medida torna o país o primeiro a autorizar trigo geneticamente modificado.

No entanto, a companhia só poderá iniciar a comercialização do trigo HB4 quando a semente for autorizada pelo governo do Brasil, principal destino das exportações argentinas do cereal, de acordo com o documento.

"Autoriza-se a comercialização da semente, dos produtos e dos subprodutos derivados desta, provenientes do trigo IND-ØØ412-7 (resistente à seca)", indica a resolução do governo argentino.

O documento destaca que o órgão sanitário argentino Senasa disse que "não foram encontradas objeções científicas para sua aprovação a partir do ponto de vista da adequação alimentar humana e animal".

A Argentina é uma das principais exportadoras de alimentos do mundo. O país sul-americano é também um grande fornecedor global de milho e soja, cujas variedades transgênicas são amplamente utilizadas.

Procurado, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, afirmou que a entidade está seguindo o assunto.

"Estamos acompanhando. Vamos aguardar. A legislação brasileira não permite a importação", disse ele, sem mais comentários.

Do total importado pelo Brasil de janeiro a agosto, de 4,6 milhões de toneladas de trigo, 3,8 milhões de toneladas tiveram origem na Argentina, segundo dados do governo brasileiro.

(Reportagem de Maximilian Heath e Hugh Bronstein, com reportagem adicional de Roberto Samora, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário