CNA debaterá oportunidades para o agronegócio em evento online sobre securitização
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participará do Uqbar Day, um fórum de discussão com órgãos reguladores, participantes do mercado e investidores sobre temas relacionados à securitização e ao mercado de capitais. O evento ocorrerá de forma online nos dias 29 e 30 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O encontro terá quatro temas centrais: agronegócio, mercado imobiliário, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e transformação digital no mercado de capitais. Nos painéis de agro serão abordados assuntos como green bonds (títulos verdes), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar e o papel do mercado de capitais no agronegócio, entre outros.
A Confederação, que também é apoiadora da iniciativa, estará presente em dois painéis no dia 29. O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, debaterá o tema “Agronegócio”, às 16h. Já a assessora técnica de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, será uma das convidadas da sessão “CRA em US$ (dólar): desafios e oportunidades para o financiamento do agronegócio”, às 18h30.
A possibilidade da emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar foi uma das inovações trazidas pela Lei 13.986/2020. Na avaliação da CNA, a lei aprimora os instrumentos de financiamento privado para o produtor rural, como a Cédula de Produto Rural (CPR) e os títulos do agronegócio (CDCA, LCA e CRA), e melhora o ambiente de negócios para a atração de investimentos, inclusive do exterior.
A programação contará com especialistas internacionais e autoridades nacionais, como o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso; o vice-presidente de Agronegócio e Governo do Banco do Brasil, João Rabelo; e representantes do Ministério da Economia.
Securitização - É uma forma de captação de recurso para financiamento via uma estrutura financeira para o mercado de capitais. Quando o produtor, por exemplo, tem uma promessa de pagamento com uma revenda devido a compra de insumos para a safra, quem pode de fato estar financiando esse crédito ao produtor é uma estrutura de securitização, e não a própria revenda.
Segundo a assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Gabriela Coser, um dos objetivos do apoio ao evento é aproximar os produtores dessa forma de captação de recursos, além de difundir a securitização como opção de financiamento para o agro, algo que vai se tornar, cada vez mais, relevante para o setor.
“Com a securitização, o produtor rural pode receber, no curto prazo, recursos que, de outro modo, só receberia no longo prazo. Com isso, ele pode financiar a compra de insumos, máquinas e equipamentos ou até injetar capital de giro no negócio”, disse ela.
Outro destaque do Uqbar Day será o treinamento gratuito “Além do agrobusiness: o financiamento ao pequeno produtor”, que acontecerá dento do espaço Trilha Educacional, dia 29, às 10h30.
A Uqbar é a empresa de referência em finanças estruturadas no Brasil. Com experiência nos mercados nacional e internacional, oferece serviços de inteligência, consultoria e educação.
0 comentário
PL das Startups avança na Câmara com incentivos para tecnologia agrícola
Projeto de lei que fortalece a Reforma Agrária é aprovado com apoio da FPA
Diálogos sobre Bioinsumos - Um debate sobre o PL 658/2021 e a Produção Sustentável de Alimentos
Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
Aprovada inclusão da agricultura familiar em fundo garantidor; texto vai a sanção
Câmara aprova projeto que autoriza produtor de cana-de-açúcar a participar de ganhos dos créditos de carbono