Preços dos leitões reprodutores alemães caem após a descoberta da peste suína

Publicado em 21/09/2020 11:45

LOGO REUTERS

Os preços dos leitões reprodutores (desmamados) na Alemanha caíram acentuadamente nas últimas semanas após a descoberta da peste suína africana (PSA) em javalis no país, disseram traders na segunda-feira.

“A incerteza sobre o impacto nas vendas de suínos, especialmente nas exportações, após a descoberta está deixando os produtores muito cautelosos sobre a compra de mais porcos para reprodução”, disse um trader. “Isso também afetará os produtores de países que vendem leitões para a Alemanha para engorda, como Holanda e Dinamarca.”

Os preços na Alemanha estavam em torno de 27 euros por leitão reprodutor na segunda-feira, ante cerca de 40 euros por leitão antes do primeiro caso da PSA ser encontrado na Alemanha em 10 de setembro, disse a Associação Alemã de Criação de Animais (VEZG, na sigla em alemão).

Antes da crise do coronavírus em março, os preços alemães chegavam a 80 euros o leitão.

“Os preços dos leitões estão baixos, mas pelo menos estão se estabilizando”, disse outro trader. “Os preços fracos são notícias especialmente ruins para os fornecedores de leitões holandeses e dinamarqueses.”

A China e outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro, após a confirmação do primeiro caso. Isso causou queda nos preços dos suínos na Alemanha e incerteza sobre a demanda por carne suína. 

A doença não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os porcos e um grande surto na China, o maior produtor mundial de carne suína, fez com que centenas de milhões de porcos fossem sacrificados.

Cerca de 13 casos de PSA foram confirmados em javalis no estado oriental de Brandenburg até sexta-feira. Nenhum animal de fazenda foi infectado.

O ministério da agricultura da Alemanha alertou que mais casos em javalis são esperados, pois os animais se movem em grupos e a doença é facilmente transmissível. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário