Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 11/09/2020

Publicado em 11/09/2020 16:09

Algodão em NY - As cotações de algodão na Bolsa de NY, nos últimos dias, oscilaram para baixo com a influência negativa dos mercados de ações dos EUA, mas depois se recuperaram para fechar os últimos 7 dias no positivo.  O contrato dez/20 fechou ontem a 64,81 c/lp, com alta de 0,8% no período.

Altistas  - Apesar das tensões em várias áreas, os EUA seguem exportando muito milho, soja e algodão para a China.  A fase 1 do acordo comercial segue vigente e os Chineses têm se esforçado para cumpri-lo apesar das dificuldades causadas pela recessão global.  Hoje, o governo americano divulgou o relatório semanal de vendas externas e exportações, com predomínio de compras pela China mais uma vez.

Altistas 2 - Hoje também, o USDA liberará o importante relatório mensal de oferta e demanda para o mês de setembro.  A expectativa média de mercado, segundo pesquisa da Bloomberg, é para uma safra americana um pouco menor, exportações mais elevadas e, consequentemente, estoques finais menores no país.

Baixistas - Apesar da provável revisão em relação aos números dos EUA, o relatório do USDA deve confirmar as expectativas de mais um ano de superávit global da fibra, com relação estoque/uso global de mais de 90%.  Isso se não tivermos surpresas novamente no relatório. 

Xinjiang 1 - O governo americano anunciou que irá proibir produtos têxteis chineses produzidos com algodão cultivado na província de Xinjiang, que concentra 80% da produção Chinesa da fibra.   A proibição ocorre devido à suposta existência de trabalho forçado na região, tendo a etnia muçulmana Uighur como principal vítima.

Xinjiang 2 - As cadeias de suprimentos globais tornaram-se tão complexas que muitas empresas estão com dificuldades para verificar quanto de suas matérias-primas são provenientes da região.  Certamente, a demanda por algodão certificado e rastreado irá aumentar, representando ótima oportunidade para o Brasil, maior produtor de algodão sustentável certificado do mundo.

BCI - A Better Cotton Initiative (BCI) já havia anunciado, no início deste ano, a suspensão de todas as certificações na região de Xinjiang por conta das denúncias de violações de direitos humanos.  Importante lembrar que 75% de toda produção Brasileira é certificada BCI, respondendo por 36% de toda a produção mundial de algodão com esta importante certificação de sustentabilidade.

Índia – A Abrapa realizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma reunião com o corpo diplomático do Brasil em Nova Delhi, junto com a Apex-Brasil e a Anea.  O encontro contou com a presença do embaixador no Brasil na Índia, André Correa do Lago, e do adido agrícola Dalci Bagolin, dentre outros, e é parte das ações do projeto Cotton Brazil que visa aumentar as exportações de algodão brasileiro.

Safra 20/21- O relatório de condição semanal desta quarta-feira mostrou níveis quase inalterados. A safra americana está classificada com 45% de boa a excelente, contra 44% na semana anterior.

Safra 20/21 2 - Chuvas intensas nos próximos dias são esperadas no Delta, Sudeste e Texas.  Elas estão chegando quando a safra está em fase de abertura dos capulhos, portanto podendo ser mais danosas do que benéficas.

Colheita - A Abrapa informou o progresso da colheita da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 100%; Bahia: 90%; Goiás: 98%; Minas Gerais: 85%; Mato Grosso do Sul: 100%; Maranhão: 100%; Piauí: 100%; São Paulo: 100%; Tocantins: 90% e Paraná: 100%. Média Brasil: 99% colhido.

Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 36%; Bahia: 53%; Goiás: 62%; Minas Gerais: 53%; Mato Grosso do Sul: 78%; Maranhão: 40%; Piauí: 60%; São Paulo: 100%; Tocantins: 53% e Paraná: 100%. Média Brasil: 42% beneficiado.

Exportações - As exportações brasileiras de algodão em pluma totalizaram 32,2 mil tons, na primeira semana de setembro.  Considerando que foram somente 4 duas úteis nesta primeira semana, se mantida a média de embarques diários, podemos superar a marca recorde do ano passado de 164,6 mil toneladas em setembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário