Embrapa debate pecuária sustentável e de precisão nesta quarta
Participam do debate, que tem início às 18 horas pelo Canal da Embrapa no Youtube, o ator e produtor de leite orgânico Marcos Palmeira, o presidente do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) e do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Caio Penido, e o pesquisador Artur Chinelato, idealizador do programa Balde Cheio. Para moderar as discussões, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste.
Marcos Palmeira vai falar sobre os desafios para produzir orgânicos, e da sua relação com a Embrapa, mais diretamente, com o Balde Cheio. Caio Penido vai explorar o tema pecuária sustentável e as possibilidades de produzir mais alimentos com sustentabilidade em harmonia com o meio ambiente. Artur Chinelato tem muitas histórias de produtores de leite que superaram a pobreza e transformaram fazendas leiteiras não lucrativas em propriedades rentáveis e sustentáveis. Para Chinelato, a mudança de vida e de percepção de mundo e o resgate da autoestima do produtor é a principal meta do programa.
O chefe-geral, Rui Machado, conta que nesses 45 anos de história, a Embrapa Pecuária Sudeste foi ampliando suas competências. No início, o foco estava em aumentar a produção e a produtividade pecuária. Com o passar do tempo, os trabalhos foram sendo diversificados e áreas como biotecnologia animal e vegetal, aspectos ambientais da pecuária, nutrição e saúde animal e pecuária de precisão ampliaram seus espaços. “O centro de pesquisa incorporou já há alguns anos os conceitos de sustentabilidade na sua agenda. Agora, a novidade é a aplicação das modernas ferramentas de agricultura e pecuária de precisão, bem como da pecuária 4.0 para gerar soluções tecnológicas para o uso racional e eficiente de insumos, o bem-estar animal e a competitividade”, destaca Machado.
Ainda, segundo ele, a modernização da infraestrutura e a formação de parcerias estratégicas ocorridas nos últimos anos trazem perspectivas promissoras em relação ao futuro. “Geramos soluções que impactam diretamente a produção de carne e leite e o modo de produzi-los, de maneira a colocar a pecuária brasileira em posição de superioridade à de outros países. Graças à pesquisa de excelência e o trabalho dos agricultores brasileiros, a agropecuária é um setor de ponta da nossa economia”, enfatiza.
Serviço
Live Pecuária Sustentável e de Precisão
Dia: 26 de agosto de 2020
Horário: 18 horas às 19 horas
Transmissão: Youtube.com/Embrapa
0 comentário
Escalas estão menores, em torno de 3 a 6 dias e deixam mercado firme nos preços
Rondônia registra aumento de cerca de 20% nas exportações de carne em 2024
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas