Emater/RS está avaliando prejuízos do trigo após geadas de forte intensidade, mas áreas do noroeste terão perdas de 100%
Podcast
Emater/RS está avaliando prejuízos do trigo após geadas de forte intensidade, mas áreas do noroeste terão perdas de 100%
DownloadO Rio Grande do Sul registrou incidência de geadas na sexta-feira (21) e no sábado (22) que afetaram as lavouras de trigo do estado. De acordo com os números da Emater/RS, mais de 20% das lavouras estão em fase de floração e suscetíveis a danos causados pelo frio e pela geada.
Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a entidade está realizando um levantamento para mensurar o tamanho dos prejuízos, mas já é possível afirmar que algumas áreas da região noroeste do estado devem ter perdas de até 100%.
Outras culturas afetadas pelo clima deste último final de semana foram as da aveia, fruticultura, hortaliças e do milho verão, que apresentou perdas em áreas que já haviam emergido do solo.
Rugeri destaca que essa situação reforça a preocupação com o zoneamento agrícola e com o ciclo das cultivares utilizadas. A colheita do trigo deve acontecer no final do mês de setembro e até lá os produtores precisam ficar atentos a novas incidências climáticas neste inverno.
Confira a íntegra da entrevista completa com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.
Leia Mais:
+ Possíveis geadas e umidade em lavouras do PR preocupam produtor em plena colheita
+ Geadas atingem 1/3 do trigo do Paraná suscetível a perdas; RS também sofre
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos