Números do SIF confirmam: no 1º semestre, abate inspecionado de frangos foi similar ao de 2019

Publicado em 20/08/2020 09:18

Em 14 de agosto, neste mesmo espaço, ao divulgar os números preliminares do IBGE relativos ao abate de frangos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) no segundo trimestre de 2020, o AviSite observou que – no acumulado do semestre – o volume de carne decorrente dos abates realizados foi similar ao do primeiro semestre de 2019.

Os últimos números do DIPOA/MAPA apontam na mesma direção – neste caso, em relação ao número de cabeças abatidas no primeiro semestre. Pois, de acordo com o Relatório de Atividades do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de agosto corrente, o volume de cabeças abatidas no semestre, da ordem de 2,626 bilhões, superou os abates do mesmo período de 2019 em apenas 0,18% - adicional inferior a 5 milhões de cabeças.

Pelo Relatório divulgado observa-se que os abates sob SIF de junho recuaram pelo segundo mês consecutivo, ficando 6,36% abaixo do registrado um ano antes. Porém, comparativamente aos abates do mês anterior, maio de 2020, o índice de queda praticamente dobrou, apresentando recuo de 12,69%.

É interessante observar que – no fechamento do primeiro semestre de 2020 e pela primeira vez desde junho de 2018 - os abates sob inspeção federal ficaram abaixo dos 400 milhões de cabeças. Por sinal, superam os abates de maio de 2018 também por diferença mínima – 3,7 milhões de cabeças. Então, em decorrência da greve dos caminhoneiros e da paralisação do transporte no País, os abates recuaram mais de 15% sobre o mês anterior, ficando resumidos a 375,4 milhões de cabeças.

No Relatório de agosto corrente o DIPOA ainda acrescenta que em julho passado, 16 dos 147 abatedouros de aves registrados no SIF/DIPOA (pouco mais de 10% do total) requisitaram a realização de atividades de abate em caráter emergencial, sob a forma de turnos ou dias adicionais à respectiva regularidade operacional.

Nas palavras do órgão, “as medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOAs/DIPOA/DAS/MAPA) e o comprometimento de AFFAs e equipes técnicas com o momento de crise permitiram atender 90% da demanda por abates extras, sendo realizados 31 abates em turnos adicionais”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário