Demanda por etanol hidratado acumula queda de 17% de janeiro a julho

Publicado em 19/08/2020 14:29

Dados preliminares publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam que, no acumulado de janeiro a julho de 2020, o consumo de hidratado indica uma retração de 17,1% em relação ao mesmo período de 2019, com um total consumido de 10,47 bilhões de litros.

 O consumo de combustíveis pela frota de veículos leves, em gasolina equivalente, por sua vez, atingiu 4,04 bilhões de litros em julho, uma queda de 10,9% quando comparado ao mesmo período de 2019. No acumulado de 2020, o consumo no mercado nacional atingiu 26,77 bilhões de litros, o que representa uma retração de 12,4% na comparação com o mesmo período de 2019.

No mês de julho foram consumidos 2,31 bilhões de litros de etanol. O resultado sinaliza o maior volume mensal demandado desde que as medidas de isolamento social foram adotadas em março. Do total, o consumo de etanol hidratado somou 1,51 bilhão de litros no País, indicando um aumento de 12,9% quando comparado ao volume registrado no mês de junho de 2020. 

A melhora na competitividade do bicombustível nos principais centros consumidores frente seu concorrente fóssil nos últimos meses possibilitou a manutenção de uma elevada participação na matriz de combustíveis do ciclo Otto. No acumulado do ano, o índice, que mensura o volume de etanol hidratado e anidro consumido pela frota de veículos de passeio e carga leve, indica 47,0%.

“A elevada participação do etanol na matriz se faz ainda mais relevante neste momento em que temos um ar mais seco e maior acúmulo de poluição. Como o etanol é significativamente menos poluente do que a gasolina, a ampliação do seu uso significa uma proteção à saúde da população urbana no momento de pandemia”, explica Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário