China compra mais 192 mil t de soja dos EUA; Trump diz que não quer falar com o país

Publicado em 19/08/2020 12:15

LOGO nalogo

 

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou uma nova compra de soja da China nesta quarta-feira (18) de 192 mil toneladas da safra 2020/21. "No total acumulado de duas semanas, sendo grande parte para a China, o USDA reportou mais de 2,960 milhões de toneladas de soja", informam os analistas de mercado da Agrinvest Commodities. 

+ USDA vende 455 mil t entre soja e milho para China e 'destinos não revelados' nesta 3ª

A necessidade da China fala mais alto. Com a falta de produto no Brasil, a nação asiática vê a oleaginosa norte-americana como sua única alternativa diante da demanda crescente e mesmo diante das tensões entre os dois países muito acirradas. 

Assim, os preços da soja passam para o campo positivo na Bolsa de Chicago, mas ainda sem muita força. O clima no Corn Belt parece ter mais peso sobre as cotações neste momento, principalmente depois da tempestade da semana passada. 

"Todas as atenções voltadas a situação no estado de Iowa nos EUA. Com o crop tour do ProFarmer acontecendo esta semana no centro-oeste americano, o mercado está ansioso em saber o tamanho das perdas na produtividade provocado pela tempestade Derecho da semana passada", explicou Steve Cachia, consultor de mercado da Cerealpar. 

"NÃO QUERO FALAR COM A CHINA AGORA"

"Eu cancelei as conversas com a China. Eu não quero falar com a China agora. O que a China fez ao mundo não era nem mesmo imaginável. Eles puderam ter parado (o vírus)", disse o presidente americano Donald Trump em um evento nesta terça-feira (18) em Yuma, Arizona, referindo-se ao encontro virtual que teriam líderes de ambos os países no último sábado, 15 de agosto, para um balanço da fase um do acordo comercial. 

O porta-voz da Casa Branca havia dito à imprensa, anteriormente, que o cancelamento teria sido motivado por horários conflitantes das duas equipes, mas, na sequência, houve a declaração de Trump. Do mesmo modo, o chefe de gabinete da Casa Branca , Mark Meadows, disse nesta terça que não há novas datas previstas e que nenhuma nova negociação comercial de nível alto foi programada entre Pequim e Washington. 

Leia Mais:

+ Não há novas negociações comerciais entre EUA e China marcadas, diz chefe de gabinete da Casa Branca

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário