Semana começa com alerta de geada para a região sul do BR, norte de São Paulo e sul de Minas Gerais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu para próxima madrugada um alerta de geadas moderadas para a região Sul e áreas do Sudeste do Brasil. Para os estados da região sul, além do aviso de geadas, a previsão indica ainda possibilidade de vendaval em áreas de produção agrícola.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, após a passagem de uma frente fria pelo sul, os três estados têm previsão de geadas, podendo no pontos mais altos do Rio Grande do Sul serem registradas geadas de alta intensidade.
A tendência é que as temperaturas fiquem mais baixas em todo a região sul do país nos próximos dias. Os mapas de previsão de temperatura do Inmet indicam máxima de 10 graus até, pelo menos, terça-feira (26) nos três estados. Nos três estados os termômetros devem ficar entre 2 e 10ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura para o sul do Brasil:
Inmet tem alerta de geada moderada para os três estados
Fonte: Inmet
Após registrar bons volumes de chuvas na última semana, conforme indicavam as previsões, toda a região deve ter mais sete dias de tempo seco. A passagem da frente fria nos últimos dias levou certo alívio ao produtor que enfrenta problemas severos por conta da irregularidade de chuvas que atinge todo Sul do Brasil desde o ano passado.
Segundo os dados coletados nas estações meteorológicos do Inmet, nos últimos três dias, o Rio Grande do Sul recebeu as melhores chuvas, acima de 125 milímetros de precipitação em algumas regiões. Já em Santa Catarina e no Paraná, a parte leste dos estados receberam chuvas de até 25 mm. Nas demais regiões os volumes foram mais expressivos, entre 60 e 125 milímetros de precipitação.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
Chuvas no sul do Brasil levam certo alívio ao produtor da região
Fonte: Inmet
Alerta para São Paulo e Minas Gerais
A meteorologista destaca ainda que o norte de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais também têm alerta de geadas moderada para a próxima madrugada. Segundo Andrea, a massa de ar polar ganha força após a passagem das chuvas e o declínio de temperatura é esperado para os dois estados.
Importante lembrar que os trabalhos de colheita no sul de Minas Gerais estão em pleno acontecimento e produtores, assim como o mercado de modo geral, estão atentos às condições climáticas na maior área de produção de café do país. "O aviso é para condição moderada, mas em algumas áreas podem ser registradas geadas com intensidade forte", afirma a meteorologista.
Ainda há condição de chuvas para parte de Minas Gerais nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, os volumes mais expressivos devem acontecer no norte do estado, entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Nas demais regiões, a previsão é de que aconteça um declínio de 5 graus na temperatura.
Os mapas de previsão de temperatura do Inmet apontam temperaturas mais baixas para todo o estado de São Paulo até a manhã da terça-feira (26), com máxima prevista em 12º. O modelo indica ainda os valores mais baixos para o extremo sul de Minas Gerais, entre 6 e 10 graus na região sul do estado.
Veja o mapa de previsão de temperatura para o Sudeste do Brasil:
Temperaturas mais baixas em SP e parte de Minas Gerais
Fonte: Inmet
João Lorenzo ajudando seu pai no plantio de Trigo e Cacique Doble (RS). Envio de Edinan
Plantação de milho em Terra Roxa (PR). Envio de Patrícia Dobicz
Sorgo na fazenda São João do Monge em Água Fria de Goiás (GO). Envio de Carlos Eduardo Ceolin
Milho irrigado na fazenda São João do Monge em Água Fria de Goiás (GO). Envio de Carlos Eduardo Ceolin
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
0 comentário
Chuva volta a se concentrar no Centro-Sul do Brasil nos próximos 10 dias
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (26) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias