Conab vê importação recorde de trigo pelo Brasil em 2020
A importação de trigo pelo Brasil em 2020 deve atingir recorde de 7,3 milhões de toneladas, em meio a uma revisão de dados de moagem do cereal no país realizada pela associação dos moinhos (Abitrigo), que apontou uma oferta mais apertada e maior necessidade de compras externas, disse nesta terça-feira à Reuters um gerente da estatal Conab.
A revisão dos números de moagem pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo foi repassada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que assim alterou seus dados no balanço de oferta e demanda divulgado nesta terça-feira.
Segundo o gerente de produtos agropecuários da Conab, Thomé Guth, com a revisão, a estatal também alterou o dado de importação de trigo pelo Brasil em 2019, para 7,2 milhões de toneladas, ante 7 milhões de toneladas da projeção de abril.
Até o mês passado, a Conab estimava importações neste ano em 7,2 milhões de toneladas, mais próximos de volumes vistos pela última vez em 2006.
Com as revisões, que remontam dados desde 2018, o consumo de trigo do Brasil em 2020 foi estimado em recorde de 12,513 milhões de toneladas.
Para 2018, por exemplo, a Conab agora estima consumo de trigo pelos moinhos do Brasil em 12,175 milhões de toneladas, versus 10,7 milhões de toneladas anteriormente (excluindo trigo para sementes).
Procurada, a Abitrigo confirmou as revisões realizadas e encaminhadas à Conab.
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA