Café: Clima pode trazer volatilidade ao mercado, enquanto queda na produção da Colômbia pode pressionar os preços em NY
Podcast
Entrevista com Fernando Maximiliano - Analista de Café – INTL FCStone sobre o Mercado do Café
Download
O mercado futuro do café arábica voltou a cair na Bolsa de Nova York (ICE Future US) nesta terça-feira (12). Apesar das baixas de mais de 300 pontos, Fernando Maximiliano, da FC Stone destaca que as movimentações podem ser consideradas técnicas. "Foram fundos fazendo a liquidação de posições, não teve uma ligação com fundamentos", explica o analista.
A pandemia do Coronavírus ainda pode impactar os mercados agrícolas, no entanto, o cenário é positivo para o café desde o início da pandemia. Comparado às demais commodities, os preços do café continuaram com bons preços e a tendência agora é que os preços apresentem volatilidade, sendo influenciado pelas questões de clima na colheita do café no Brasil - que já começou em importantes regiões, como sul o de Minas Gerais. "Existe uma preocupação que são as frentes frias, que pode estar impactando o mercado. E nós estamos em maio ainda, então esses novos eventos ao longo do inverno vai impactar bastante o cenário de café", destaca.
Fernando destacou ainda a produção do café colombiano, que teve queda de 28% na produção durante o mês de abril e baixa de 32% nas exportações. Segundo o analistas, a colheita no país concorrente foi diretamente afetada pela pandemia do Coronavírus - que impediu que trabalhadores externos chegassem até a Colômbia para trabalhar na colheita. Além disso, as medidas de isolamento adotada pelo país também dificultaram a logística do café colombiano. No Brasil, Fernando acredita que a colheita irá acontecer sem maiores problemas já que o governo considera a agricultura como atividade essencial.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)