Rabobank: Recuperação gradual da China de coronavírus
À medida que o coronavírus diminui na China, a vida volta lentamente ao normal. Diferentes setores estão se recuperando em ritmos diferentes, mas o impacto da interrupção no serviço de alimentos e no varejo de alimentos continuará. A lenta recuperação da indústria de serviços de alimentos da China e o aumento das vendas no varejo de alimentos podem dar a outros países um vislumbre do que pode acontecer depois que o pior da pandemia tiver passado.
Após quase dois meses de bloqueios, a vida na China está lentamente voltando ao normal. Dados do Ministério do Comércio mostram que 99% das grandes empresas manufatureiras retomaram as operações. No entanto, o coronavírus alterou, pelo menos temporariamente, alguns hábitos de consumo, especialmente onde e como comer. Uma pesquisa da Nielsen indica que 86% dos consumidores chineses disseram que comeriam em casa com mais frequência do que antes do vírus. As implicações a curto e médio prazo são claras: os restaurantes e o consumo fora de casa provavelmente se recuperarão mais lentamente do que o inicialmente esperado.
- A demanda por serviços de alimentação continua sofrendo, embora os declínios sejam menos drásticos
Embora mais empresas de serviços de alimentos tenham retomado as operações desde março, a menor confiança do consumidor e o menor tráfego de clientes no local levaram a menores vendas nessas lojas. A Yum China anunciou que o tráfego está se recuperando lentamente e permanece bem abaixo dos níveis pré-vírus, com vendas caindo cerca de 20% no final de março, em comparação com 40% a 50% em fevereiro.
As taxas de rotatividade de mesas do jogador do Hotpot Haidilao atingem apenas dois turnos por mesa em média, muito abaixo do nível pré-vírus de 4,8 turnos, de acordo com relatórios da empresa e estimativas do Rabobank. Considerando as circunstâncias, esperamos que o setor de serviços alimentícios sofra uma taxa menos drástica de declínio, mas continuará a cair dois dígitos no segundo trimestre. É menos provável que a indústria se recupere aos níveis de crescimento pré-vírus antes do quarto trimestre de 2020.
- O consumo doméstico continua a aumentar as vendas no varejo de alimentos
A mudança dos hábitos do consumidor continuará beneficiando as vendas no varejo de alimentos, e os varejistas on-line ainda mais, pois os consumidores continuam a comer em casa com mais frequência. No primeiro trimestre de 2020, as vendas no varejo de alimentos cresceram 12,6% A / A e as vendas on-line de itens alimentares aumentaram 32,7%, de acordo com o Bureau Nacional de Estatísticas da China. Se os consumidores transferirem toda a demanda de serviços de alimentação para o varejo de alimentos, uma queda de 44% nas vendas de alimentos no primeiro trimestre poderá levar a 12% a mais nos gastos com alimentos no varejo. Isso indica que cada declínio de 10% no canal de serviços alimentícios no futuro traria 2,7% das vendas adicionais ao canal de varejo de alimentos.
O desempenho de diferentes formatos de varejo de alimentos variará nos próximos meses. Prevê-se que pequenas lojas e lojas comunitárias, como mini-supermercados e lojas de conveniência, superem outros formatos de varejo de supermercado. Projetamos supermercados comunitários e lojas de conveniência para registrar um crescimento de 5% a 10% e 10% a 15% em relação ao ano anterior, respectivamente, em 2020, enquanto os hipermercados manterão uma taxa de crescimento negativa de -1% a -5% em 2020, conforme os consumidores escolherem para comprar necessidades diárias em lojas comunitárias próximas ou através da entrega on-line.
Além disso, no novo normal, os consumidores cortarão seus gastos com itens não essenciais. Dessa forma, o crescimento dos hipermercados será impactado, devido ao maior percentual de itens não essenciais em comparação com supermercados e lojas de conveniência. os consumidores cortarão seus gastos com itens não essenciais. Assim, o crescimento dos hipermercados será impactado, devido ao maior percentual de itens não essenciais em comparação com supermercados e lojas de conveniência. os consumidores cortarão seus gastos com itens não essenciais. O crescimento dos hipermercados será impactado, devido ao maior percentual de itens não essenciais em comparação com supermercados e lojas de conveniência.
Na realidade, os desafios advêm do fato de que nem todos os produtos e embalagens fornecidos ao serviço de alimentação são adequados para o varejo de alimentos. Como tal, o desempenho dos fornecedores de alimentos varia. As matérias-primas que são consumidas principalmente nos pontos de venda de alimentos, como ostras e mexilhões, provavelmente sofrerão mais do que outras, pois muitos consumidores não têm conhecimento para a preparação em casa, dificultando a mudança do serviço de comida para o varejo.
Algumas categorias, como sorvetes, são mais propensas a compensar as perdas de serviços de alimentação com as vendas no varejo, já que muitos players de sorvete na China fornecem os canais de serviço de alimentos e de varejo. Como tal, é comparativamente mais fácil contar com as instalações de produção existentes para fornecer produtos de varejo embalados.
Na ausência de uma segunda onda, a vida dos consumidores na China está voltando gradualmente ao normal. No entanto, alguns hábitos de consumo mudaram (por exemplo, aumento do consumo doméstico), pelo menos a curto e médio prazo. Como tal, os fornecedores apenas de serviços de alimentação enfrentarão mais desafios do que aqueles com clientes de varejo e de serviços de alimentação.
No futuro, esperamos uma expansão acelerada das lojas de varejo de alimentos da comunidade que oferecem muitos produtos prontos para levar, pois os consumidores buscarão conveniência e consumo em casa. Isso incentivará os fornecedores de alimentos a montar um pipeline de suprimentos, por exemplo, uma cozinha central para fornecer mais produtos de varejo para levar para viagem.
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