MT já vendeu 73% desta safra de milho e espera chuva na 1ª quinzena de abril para manter produção de 32,4 mi. T
Podcast
MT já vendeu 73% desta safra de milho e espera chuva na 1ª quinzena de abril para manter produção de 32,4 MM T
DownloadMesmo com atraso, reflexo das dificuldades do plantio da soja, os produtores do Mato Grosso conseguiram concluir a semeadura da segunda safra de milho dentro do esperado, e plantaram 90% dos 5,1 milhões de hectares na janela ideal de cultivo.
Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca Ferreira, a expectativa é que a produção total chegue à 32,4 milhões de toneladas com a produtividade média de 106 sacas por hectare. Mas para que essas projeções se concretizem, o estado precisa registrar novas chuvas nesta primeira quinzena de abril para manter o bom desenvolvimento das lavouras.
Ferreira ainda aponta que, até o momento, 73% desta produção já foram negociadas com preço médio de R$ 27,72 a saca. No mesmo período do ano passado, o porcentual vendido era de 52,9% da produção na segunda safra de 2019.
Para o superintendente, três pontos são essenciais para a manutenção da rentabilidade, as chuvas neste início de abril, o acompanhamento mercadológico para a venda do restante da produção e a sustentabilidade do fluxo logístico para as exportações e evitar gargalo na armazenagem de grãos do estado.
Por fim, Ferreira aponta que os impactos da crise do Coronavírus não deve ter reflexos para estas safras 2019/20, já que o desenvolvimento e comercialização estão bem adiantadas. Porém, isto pode ter impacto nas próximas safras 2020/21, que já estão sendo planejadas, mas podem sofrer com queda de demanda, no caso do milho, com uma possível redução no consumo de carnes do país e diminuição na produção de etanol de milho.
Confira a íntegra da entrevista com o superintendente do Imea no vídeo.
0 comentário
Milho: Preço futuro em Chicago opera em campo misto nesta 5ª feira, enquanto B3 segue em queda
Anec eleva previsão para exportação de milho e farelo de soja do Brasil em novembro
Radar Investimentos: Futuros de milho fecharam em alta na Bolsa de Chicago
Preço do milho segue o dólar e fecha segunda-feira recuando na B3
Exportação de milho do Brasil segue atrás de 2023, mas Brandalizze vê bons volumes acumulados
Importações de milho pela China despencam em 2024