Coronavírus pelo mundo: Tecnologias digitais são grandes aliadas em momentos de crise
Podcast
Coronavírus pelo mundo: Tecnologias digitais são grandes aliadas em momentos de crise
DownloadVeja todos os vídeos do especial clicando aqui
Rastreabilidade, segurança alimentar, machine learning e big data são alguns termos utilizados para definir as atividades da Agricultura 4.0, porém, nem sempre seus significados ou utilidades são percebidos pelos produtores rurais. De acordo com Érico Freitas, da plataforma Captable, são em momentos de crise em que as novas tecnologias se mostram mais práticas e capazes de diminuir as perdas financeiras dos produtores rurais.
"São nos momentos de crise que aparecem as ideias que mudam a realidade, como por exemplo a crise de 2008 nos Estados Unidos, época em que surgiram muitas startups que hoje são gigantes da tecnologia", disse Érico.
Para o agronegócio, que continua trabalhando mesmo em momento de pandemia, a adoção de novas tecnologias se tornou um diferencial para que os produtores rurais continuassem trabalhando com segurança. Para Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado, o produtor mais tecnificado possui mais facilidade de contornar os desafios de momentos difíceis.
"No Brasil existem diversas realidades para o agronegócio, mas pode-se dizer que o produtor rural que se preparou e soube se posicionar, passa menos dificuldade nos tempos atuais", complementou Luiz.
0 comentário
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY