Mais dois membros de comitiva de Bolsonaro nos EUA têm coronavírus, diz O Globo

Publicado em 15/03/2020 09:49 e atualizado em 15/03/2020 19:02

(Reuters) - Dois novos casos de coronavírus foram registrados entre membros de uma comitiva do governo brasileiro que participou de visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos na semana passada, informou o jornal O Globo em reportagem neste domingo.

O secretário-adjunto de Comunicação da Presidência da República, Samy Liberman, e um militar que estava na tripulação do avião presidencial tiveram resultado positivo após testes sobre infecção pelo Covid-19, de acordo com a publicação.

Liberman participou de jantar oferecido aos brasileiros pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em um resort na Flórida, mas não viajou no mesmo avião que Bolsonaro, ainda segundo o jornal.

Publicitário da comitiva brasileira nos EUA é a 6a. pessoa confirmada com coronavírus

O marqueteiro o Aliança do Brasil, o publicitário Sérgio Lima, é a sexta pessoa que esteve com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos a testar positivo para o coronavírus. Ele não viajou no avião presidencial, mas esteve junto com o grupo durante reuniões na Flórida.

O publicitário confirmou o resultado pelo Twitter na madrugada deste domingo:

"Acabo de receber meu resultado positivo para o #Covid-19 (sic). Fico chateado por ter que me afastar do trabalho pelo período da quarentena, mas vou aproveitar para ler e estudar. Cuidem-se", escreveu.

Além de Lima, outras cinco pessoas que mantiveram contato com Bolsonaro foram confirmadas com a covid-19. O primeiro caso foi o do secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, que obrigou aos demais integrantes da comitiva a fazerem o exame mesmo sem apresentar os sintomas.

Em seguida, tiveram resultados positivos para o coronavírus o encarregado de Negócios do Brasil nos Estados, o embaixador Nestor Forster; o senador Nelsinho Trad (PTB-MS), e a advogada Karina Kufa, tesoureira do Aliança do Brasil, que também viajou em voo de carreira. O prefeito de Miami, Francis Suarez, que recebeu a comitiva brasileira, também foi confirmado com a covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro testou negativo para a doença, mas a orientação da equipe médica é que ele se mantenha em quarentena no Palácio do Alvorada e repita o exame no início desta semana. Exames mostraram também que a primeira-dama Michelle e o deputado Eduardo Bolsonaro não foram contaminados.

Na noite de sábado, o Itamaraty divulgou que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, testou negativo para o coronavírus, assim como os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Parte da comitiva brasileira ainda aguarda o resultado do teste.

Chanceler Ernesto Araújo testa negativo para coronavírus 

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, testou negativo para o coronavírus, informou o Itamaraty na noite deste sábado, 14. O chanceler fez o exame na sexta-feira, 13, em Brasília, após voltar de viagem dos Estados Unidos.

Araújo participou da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que esteve na Flórida, nos Estados Unidos, entre sábado, dia 7, e terça-feira, dia 10. Ao ser informado que o secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, o ministro que cumpria agenda em Washington, capital norte-americana, antecipou a volta para o Brasil.

Apesar de não apresentar sintomas, o chanceler se manteve em "autoquarentena" à espera do resultado dos exames. Na sexta-feira, o encarregado de Negócios do Brasil nos Estados, o embaixador Nestor Forster, foi confirmado com a covid-19.

Até agora, cinco pessoas que estiveram com o presidente Bolsonaro nos Estados Unidos confirmaram que testaram positivo para o coronavírus. Além de Wajngarten e Nestor Forster, também estão infectados o senador Nelsinho Trad (PTB-MS), e advogada Karina Kufa, tesoureira do Aliança do Brasil. 

O prefeito de Miami, Francis Suarez, que recebeu a comitiva brasileira, também foi confirmado com a covid-19.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário