Previsão indica chuvas para o RS a partir da próxima semana; chove no Sudeste e Centro-Oeste nesta 4ª
A aproximação de uma frente fria poderá mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul no próximo final de semana. A situação é crítica em todo devido à irregularidades das chuvas e a produção de soja na região já tem perdas significativas de produtividade. Segundo Matheus Manente, meteorologista da Oráculo Meteorologia, as previsões indicam ainda uma mudança no padrão na Oscilação Antártica e a partir da segunda quinzena de janeiro as chuvas podem chegar com mais regularidade em todo o estado.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a frente fria começará avançar para a região entre a sexta-feira e o sábado, com tendência de volumes mais expressivos para esse período no oeste do estado. Os mapas indicam ainda que no dia 17 chove em todo o estado, com precipitação prevista entre 40 e 60 milímetros no Centro-Oeste do estado. Há previsdão de chuvas também para o extremo sul do Rio Grande do Sul, porém com volumes mais baixos.
Durante todo o mês de janeiro as chuvas aconteceram de maneira irregularidade no Rio Grande do Sul e de acordo com o meteorologista, todas as regiões foram afetadas. "Municípios ao Sul e Sudoeste, como Uruguaiana, Plano Alto, Arroio Grande e Mirim foram particularmente afetados não só pela má distribuição da chuva, como também pelos baixos volumes registrados", destaca.
Ainda de acordo com o especialista, as condições de chuvas não conseguem avançar ao RS porque a chuva tem se concentrado sobre o Centro-Oeste e Sudeste do país. "Os poucos sistemas frontais que se formaram passaram muito rapidamente pelo Rio Grande do Sul, fazendo com que a chuva durasse pouco tempo e permanecesse irregular", explica.
Além da irregularidade nas chuvas, produtores enfrentaram ainda temperaturas acima da média nas lavouras. Segundo Matheus, as temperaturas foram mais altas deivo a baixa nebulosidade e poucos registrdos de entrada de massas de ar polar.
Veja o mapa de precipitação prevista para o dia 17 em todo a região sul do país:
Próximas 24 horas
As previsões continuam indicando chuvas para áreas do Sudeste nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, os volumes continuarão mais expressivos no sul de Minas Gerais - onde podem ser registradas chuvas de até 60 milímetros de precipitação.
Ainda há possibilidade de chuvas para a região norte de São Paulo durante esta quarta-feira, porém em volumes bem mais baixos quando comparados com os últimos dois dias. Também continua chovendo no Rio de Janeiro, com precipitação prevista entre 20 e 30 milímetros.
São previstas chuvas expressivas também para a região Centro-Oeste do país. No Mato Grosso do Sul a tendência é que os acumulados fiquem entre 20 e 30 milímetros no norte do estado. Chove em todo o Mato Grosso, com precipitações entre 20 e 40 milímetros.
Já no Tocantins, os volumes devem ser mais intensos, sobretudo no oeste do estado, onde são esperados acumulados entre 50 e 60 milímetros de precipitação. Nas demais regiões do estado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros. Ainda no Matopiba, também há previsão de chuva para o Maranhão com precipitação entre 20 e 30 mm.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados em Minas Gerais, com destaque para o sul do estado, onde foram registradas precipitações entre 40 e 60 milímetros.
Ainda no Sudeste, no norte de São Paulo foram registradas chuvas de até 40 mm de precipitação. Nas demais regiões do estado os acumulados ficaram entre 20 e 25 mm. Já no Rio de Janeiro, as chuvas ficaram entre 50 e 60 mm em todo o estado.
Também foram registradas chuvas no Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20 e 30 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Soja em Maracaju (MS). Envio do Engenheiro Agrônomo Rafael Henrique
Foto em Nova Aurora (PR). Envio de David Clemente
Foto em Nova Aurora (PR). Envio de David Clemente
Girassol em Nova Aurora (PR). Envio de David Clemente
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás