Ibovespa recua após três altas seguidas; Petrobras sobe
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa caiu nesta quinta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros após três altas seguidas, um dia após o Banco Central sinalizar o fim do ciclo de cortes da Selic.
Com o clima no exterior relativamente positivo, investidores também repercutiram notícias corporativas locais, entre elas o resultado acima do esperado de Klabin e precificação da oferta de ações da Petrobras que teve como vendedor o BNDES.
Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa caiu 0,72%, a 115.189,97 pontos. Na máxima, chegou a 117.381,83 pontos. O giro financeiro no pregão somou 28,3 bilhões de reais.
"Acredito que mercado não esperava que o BC fosse deixar tão claro o fim do ciclo de corte de juros e fosse dar um comentário mais 'dovish'", avaliou o gestor de ativos Ricardo Campos, sócio-fundador da empresa da Reach Capital.
O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual, para nova mínima histórica de 4,25% ao ano e disse enxergar como "adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária".
Agentes financeiros também têm citado que, apesar do efeito positivo com medidas de liquidez no mercado, as dúvidas sobre o potenciais reflexos do surto de coronavírus continuam e assim a volatilidade tende a permanecer elevada.
O novo vírus já matou mais de 560 pessoas e infectou mais de 28 mil apenas na China e já se espalhou por vários países.
Campos acrescentou que mais discussões voltam a aparecer se a bolsa está chegando em níveis caros ou não, o que, segundo ele, limita um pouco o apetite dos investidores.
O movimento da B3 na contramão de Wall Street ocorreu à medida que se aproxima o vencimento dos contratos de opções de Ibovespa, na próxima quarta-feira (12).
DESTAQUES
- BRASKEM PNA caiu 7,46%, após subir quase 9% na semana até a véspera. No radar esteve reportagem do Estadão, de que a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve possibilidade de ações da petroquímica serem executadas por credora da Odebrecht.
- BANCO DO BRASIL ON recuou 1,69%, pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, após forte valorização na véspera. BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN perderam o fôlego do começo do pregão e caíram 1,16% e X%, respectivamente. SANTADER BRASIL UNIT cedeu 0,24%.
- PETROBRAS ON avançou 2,69%, um dia após oferta global de ações ordinárias da companhia de titularidade do BNDES ser precificada a 30 reais por papel, movimentando 22 bilhões de reais. PETROBRAS PN subiu 2,78%.
- MRV ON caiu 2,31%, em sessão de ajustes, após subir nos dois pregões anteriores, acumulando elevação de 5%. O índice do setor imobiliário perdeu 2,61%.
- VALE ON teve acréscimo de 0,55%, com a alta dos preços do minério de ferro na China, além de previsões da ArcelorMittal de melhora na demanda por aço. CSN ON caiu 0,6%.
- KLABIN UNIT subia 4,3%, após reportar resultado acima do esperado no quarto trimestre, com os negócios de papéis e embalagens atenuando a queda nos preços de celulose branqueada e kraftliner no mercado externo. No setor, SUZANO ON teve elevação de 1,3%.
- LOCAWEB ON disparou 19,4% em sua estreia na B3 após precificar sua oferta inicial de ações a 17,25 reais na terça-feira, no topo da faixa estimada pelos coordenadores. A operação movimentou quase 1,2 bilhão de reais.
- GRUPO SBF ON saltou 14,7%, após a Nike anunciar acordo de distribuição com a dona da Centauro, que assumirá operações da marca norte-americana no Brasil.
0 comentário
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA
Índice acionário da Europa termina em baixa pressionado por nervosismo com Trump
Galípolo diz que eleição de Trump reduziu previsão de cortes de juros nos EUA
Produção industrial dos EUA cai em outubro sob impacto de greve da Boeing e furacões
Putin diz a Scholz que Rússia está aberta à cooperação energética, diz Kremlin