HF Brasil analisa a percepção do consumidor sobre frutas e hortaliças no Twitter
A matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avalia, nesta edição de fevereiro, a percepção dos consumidores de frutas e hortaliças no Twitter.
Esta rede social foi escolhida devido à sua representatividade e à facilidade de coletar informações das postagens. A equipe selecionou mais de 300 mil tweets com menções de 115 frutas e hortaliças e, com esse conjunto de informações, foi possível avaliar quais desses produtos são os mais comentados.
O resultado é interessante: nem sempre os mais “falados” são os de maior volume comercializado. Na análise, a couve e a couve-flor são os produtos mais comentados no Twitter, seguidos por pera, jambo, carambola e seriguela, de baixa representatividade econômica.
Outro ponto importante foi o processo de realizar uma análise do conteúdo dessas conversas. O objetivo foi descobrir se as principais tendências de consumo de alimentos têm sido tema de publicações no Twitter. Os assuntos mais comentados são, nesta ordem: receitas culinárias, saudabilidade, preço, praticidade, qualidade e sustentabilidade.
Esses resultados, que foram baseados na análise de um mês de conversa, mostram que as redes sociais permitem nortear estratégias de marketing no intuito de se comunicar melhor com o consumidor brasileiro.
0 comentário
Expofruit 2025: Maior feira de fruticultura irrigada do Brasil terá como tema Sustentabilidade e Inovação
Horti Resenha Podcast #76 - Setor de saladas prontas está em crescimento
Abrafrutas reforça compromisso com ESG com assinatura do Pacto Nacional pelo Trabalho Decente
Do Grão à Barra #132 - Marca de chocolate do ES promove o terroir da bacia do Baixo Rio Doce
Brócolos ninja são o destaque da semana (11 a 15/11) no atacado da CEAGESP
HF BRASIL/CEPEA: Mesmo com desafios, bataticultura vem sendo promissora nos últimos anos