China teria que comprar entre 40 e 50 mi/t de soja dos EUA para cumprir acordo em 2020. Mercado desconfia e preços recuam
Podcast
Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja
DownloadO mercado da soja encerrou esta sexta-feira (24) em queda, com perdas de 7,5 pontos nos principais contratos. O movimento acompanha as incertezas no volume de compras de soja americana pela China, mesmo após a assinatura da "Fase 1" do acordo entre o país asiático e os Estados Unidos.
Para cumprir parte do acordo, espera-se que a China tenha que comprar um volume entre 15 e 20 milhões de toneladas acima do que o país comprou dos EUA em 2017, o que resultaria em um volume entre 45 e 50 milhões de toneladas de soja.
No entanto, a estratégia chinesa de comprar soja aonde estiver mais barato, pode fazer com que o país mantenha sua demanda focada no Brasil ao longo do primeiro semestre. Já no segundo semestre, a demanda deve migrar para a soja americana. Essa transição fará com que os preços da oleaginosa se mantenham estáveis, com o patamar variando na casa dos US$ 9.
Dessa forma a spja brasileira pode acabar perdendo espaço para a soja americana, mas com a demanda interna aquecida, boas oportunidades aparecerão na comercialização interna.
Veja também:
>> China deve comprar de 50% a 60% da meta de grãos de acordo com EUA, diz Rabobank
>> USDA: China compra menor volume de soja dos EUA no acumulado da temporada desde 2007/08
1 comentário
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Vinícius de Araújo Aguiar Sarandi - RS
Só não viu isso quem não vive o mercado. Os compromissos assinados são grandes e devem ser cumpridos. Só se os Chineses não honrarem o acordo (eles costumam não honrarem certos acordos).