Trigo/Cepea: preços internos encerram o ano firmes
São Paulo, 30/12 - Os preços médios do trigo no mercado interno superaram os de 2018 em termos nominais, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). "No mercado de lotes subiram 2,6% no Rio Grande do Sul, 2,4% no Paraná e 9% em Santa Catarina. Já em São Paulo, houve ligeiro recuo de 1,1%", destacou em relatório sobre a cultura.
Em sua análise, o centro de estudos lembra que as cotações domésticas iniciaram 2019 em alta, mesmo em um cenário de maior oferta no Brasil e na Argentina. "O que chamou a atenção naquele período foi o intenso ritmo das importações, que se mantiveram acima de 600 mil toneladas a cada mês, contexto verificado mesmo com o dólar em patamar elevado."
"Apesar do enfraquecimento verificado de abril a junho, as médias de preços no primeiro semestre de 2019 nos estados acompanhados pelo Cepea foram as maiores, em termos nominais, da série do Centro de Pesquisas, iniciada em 2004. Esse cenário confirmou as expectativas do setor no início de 2019, de que o mercado de trigo se fundamentaria mais em fatores de sustentação do que de pressão."
0 comentário
Trigo cai em Chicago com realização de lucros e a força do dólar
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025