Economia fecha ano com crescimento no ritmo mais forte desde início da crise (Estadão)
Com a ajuda da liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a economia brasileira deverá ter o melhor fim de ano desde o início da recessão, em 2014, e deve começar 2020 aquecida. Segundo bancos e consultorias ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer neste último trimestre até 0,8% na comparação com os três meses anteriores. Desde o início da crise, esse número para o período variou entre -1,3% e 0,3%.
Se a atividade mantivesse esse ritmo do último trimestre, ela avançaria 3% em um ano. Mas o normal é que apresente alguma desaceleração entre janeiro e março - ainda que, para o início de 2020, muitos economistas estejam otimistas.
O dado mais recente do mercado de trabalho corrobora essa visão de que a economia vem ganhando tração. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 99 mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas apenas em novembro. No acumulado do ano, são 948 mil.
"Uma taxa de 80 mil vagas de trabalho por mês é compatível com um PIB de 2,8%", diz o economista Luka Barbosa, do Itaú Unibanco. Ele lembra, porém, que não é possível estimar o ritmo de crescimento da atividade tendo a criação de postos de trabalho como único indicador. "Mas os dados de emprego indicam que há, sim, um processo de aceleração."
Os saques do FGTS são os principais responsáveis pelo impulso extra neste fim de ano. O Santander, por exemplo, que projeta uma alta de 0,8% no PIB do último trimestre, calcula que a metade disso se deverá ao FGTS.
A liberação dos recursos tem impulsionado, principalmente, o consumo das famílias, que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), vai crescer 2,8% no quarto trimestre na comparação com igual período de 2018. No ano, deverá acumular alta de 2%. "Neste quarto trimestre, estamos no ápice do consumo, que mudou de direção. No início do ano, ele estava fraco", diz a economista Silvia Matos, do Ibre.
A economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria, afirma que, justamente por causa do efeito do FGTS, é preciso certa cautela com os indicadores econômicos do último trimestre. "Já vimos que a economia deu uma inflada no governo de Michel Temer quando recursos do FGTS foram liberados. Mas também não dá para negar que os fundamentos econômicos agora apontam para um cenário melhor."
Para Alessandra, que prevê um PIB de 0,7% no quarto trimestre, o primeiro trimestre do ano que vem ainda deverá se mostrar mais aquecido por causa do FGTS. Para o período entre janeiro e março, a projeção da Tendências é de 0,4%.
Além do impulso na economia neste fim de ano e início de 2020, liberação dos recursos do fundo de garantia deve ter um efeito secundário ao aumentar a confiança do consumidor e dos investidores. "Essa perspectiva pode gerar um efeito permanente na economia, mas não na mesma magnitude que os recursos em si geram", diz o economista Lucas Nóbrega, do Santander.
O FGTS, apesar de ser o principal, não é o único motor da atividade brasileira neste fim de ano. A estabilização da economia global e a queda dos juros também colaboraram para esse cenário mais otimista. "Se a Selic (a taxa básica de juros) ficar em 4,5%, ela muda a dinâmica do mercado consumidor. Esse impacto é muito forte e acho que o estamos subestimando", diz Roberto Padovani, economista-chefe do Banco Votorantim. Na semana passada, Padovani alterou suas projeções para o PIB de 0,8% para 1,1% neste ano e de 2% para 2,5% em 2020.
Economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale destaca que, além do comércio impulsionado pelo FGTS, é possível identificar sinais de um crescimento mais consistente em outros setores, como o da construção civil. "Encerramos 2019 melhor e vislumbramos um 2020 mais relevante, depois de três anos tão fracos", diz.
"Pela primeira vez, iniciamos um ano bem e devemos conseguir entregar um resultado mais forte, fora eventuais percalços, que não foram poucos nos últimos anos", acrescenta Vale, em referência às denúncias de Joesley Batista contra o ex-presidente Michel Temer que paralisaram a reforma da Previdência, à greve dos caminhoneiros, à crise argentina e à tragédia da Vale.
Nóbrega, do Santander, lembra, porém, que as eleições americanas no ano que vem podem trazer instabilidade ao mercado internacional, se tornando um novo percalço para a economia brasileira.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
1 comentário
Milei, da Argentina, se reunirá com Trump na próxima semana nos EUA
Fed corta juros em 0,25 p.p. e destaca flexibilização do mercado de trabalho e crescimento econômico sólido
Após vitória de Trump, Putin diz que há uma luta em andamento por nova ordem mundial
Ibovespa reverte ganhos e toca mínimas do dia com ruídos sobre pacote fiscal
Dólar acelera ganhos ante real após notícia de pacote abaixo do esperado
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia
Dalton Catunda Rocha
Eu nasci em 1970 e, sou engenheiro agrônomo desempregado. Neste tempo todo, eu vi caírem de podres, vários regimes ou esquemas de poder. Regime Militar, Sarney, Collor, FHC e PT. Todos caíram basicamente, pelos mesmos motivos:
1- Colocaram os juros e o desemprego lá em cima. Ao mesmo tempo, colocaram o crescimento e o desenvolvimento lá embaixo. 2- Colocaram os interesses da especulação e da corrupção, acima dos interesses do povo brasileiro. Tanto faz, a fachada. Tanto faz se sob o general-presidente Figueiredo ou da ex-terrorista marxista Dilma. Estas duas pessoas, fizeram uma crise econômica e os interesses da especulação e da corrupção. Isto foi uma regra seguida por todos os governos de 1980 até hoje, 2019. Tanto o Regime Militar, como Collor, como o PT, apenas cavaram suas próprias sepulturas políticas, fazendo estas coisas. Dilma, FHCannabis, Figueiredo, etc. tinham fachadas diferentes, mas fizeram a mesma crise econômica, ao povo brasileiro. Quem acabou com Regime Militar foi o general Figueiredo. E quem tirou o PT do poder foi a Dilma. Aí está, mais um governante, para o Brasil. O Bolsonaro. Se ele seguir estes dois acima, estará cavando sua própria sepultura política também.Você leu, ou ouviu em algum lugar , alguem falar do verdadeiro problema do Brasil ???? Claro que nao ------Ninguem sabe onde ele esta'------De 1959 a 2019 a populaçao da Europa cresceu 30% enquanto aquela do Brasil cresceu 194%-----
Muito bem mencionado esse fato. E o pior...cresceu desordenadamente, sem nenhum plano estratégico para isso e o mal maior ainda, cresceu sem uma educação de qualidade, ou até mesmo, crianças cresceram nesse período sem nenhum acesso a qualquer tipo de ensino, num cenário altamente corrupto. É muito triste.
Vou dar mais um pitaco ... A começar pela revolução de 1964 pelos militares, na qual as instituições que têm o poder da narrativa (imprensa, órgãos sociais e muuuitos eteceteras) foram tomados por pessoas com ideologias socialistas. ... ... Todos os avanços ocorridos foram "narrados" como positivos, mas a liberação sexual causou crianças imaturas dando à luz e, consequentemente os laços de família deixaram de existir. ... ... As drogas, foram elevadas aos patamares de uso medicinal &/ou recreativo. ... & por aí vai !!! ... ... Conceitos foram corrompidos, o crime deixou de ser crime, aí criaram um novo "conceito" ...CRIME HEDIONDO !!! ... ... RAPAISSS ! ... SE ISSO FOR PROGRESSO .... PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER !!!
FINALMENTE O NOSSO AMIGO VOLTOU----BOAS FASTAS COM MUITA SAUDE, PAULO.
IGUALMENTE para o Sr & FAMÍLIA !!!
Que bom que o Sr. Paulo Rensi retornou... e, com ele, os "pitacos".
Ari, com relação aos seus números da economia , população mundial, etc, não vou contestar, pois não me interessa..., o que quero saber é da nossa economia restaurada, para que a nossa população esteja bem ... Já com relação aos dados de Cuba vou contestar pois tenho em minha cidade um cubano, meu amigo pessoal, e ele me fala e mostra tudo muito diferente do que você narrou no seu comentário . Ele viaja anualmente para Cuba , pois precisa ir dar apoio aos seus familiares , sempre falou que a situação lá é triste.... Fala que o que eles mostram (e deve ser o que você viu ou falaram para você) é uma pequena parte da verdade daquele país, onde, nessa parte, tudo é realmente muito interessante e bonito. Já na maior parte... Vale apena você ir lá conhecer e talvez morar lá, aí vc poderá ter uma exata noção da transformação real que acontece aqui...
Meu neto (a melhor criatura, para mim, desse mundo), me chama de uma forma carinhosa de "véio burro". Eu o induzi a isto pois, quando fazia alguma coisa que não dava certo,... exclamava: Eita véio burro!
Mas, vamos ao busílis. Tenho um grave problema em expressar meus pensamentos, tanto escrito, como falado... O pessoal do FALA PRODUTOR que o diga.
Na mensagem acima, para variar incorri ao erro de sempre...
Quando citei a revolução de 1964, há sim o progresso civilizatório ocorrendo concomitante. Vide o uso da pílula anticoncepcional. Ocorre que mundialmente o "costume" de liberar as relações sexuais não foram todas elas "seguradas" pelo uso da pílula e a faixa etária mais ativa são oriundos daqueles que seus hormônios "estavam à flor da pele", ou seja, jovens imaturos psicologicamente responsáveis. O resultado é a destruição de famílias estáveis.
Veja que o maior desastre não é o que você pensa mas, da forma como você pensa.
Essa forma foi moldada seguindo as matrizes ideológicas socialistas.
Aí ... chegamos em 2020! ... Tomara que a forma mude nos próximos anos...
A sociedade está corrompida na forma de pensar e, isto não muda da noite para o dia...
QUEM VIVER VERÁ !!!
Sr. Ari! O sr. faz meus instintos inferiores (e superiores) retorcerem pois seus argumentos são os mais hilários do planeta....
Você fala da ONU como se fosse o "Olimpo dos Justos". ... Siba que há controvérsias! .... Vamos a UM fato: ... José Graziano, engenheiro agrônomo, responsável pela montagem e implementação do PROGRAMA FOME ZERO, do primeiro governo LULA, é diretor da FAO, uma das agências das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que lidera esforços para a erradicação da fome e à pobreza. Em 2015 condecorou Nicolás Maduro, o ditador que governa a Venezuela, por sua luta contra a fome. O mundo fez chacota da condecoração, ainda que outros 17 países tenham merecido também a distinção. A Venezuela passa pela pior crise de abastecimento de sua história. ... Não preciso citar de que partido o José Graziano era, né? ... Sr. Ari, estou citando UM fato ... O MUNDO É MUITO GRANDE ... & ... as minhas vistas são de um velho matuto. Ou seja, são limitadas. Mas, apesar das limitações, não são estrábicas!
Os numeros que o Sr. ARI colocou podem até ser verdadeiros, não vou nem conferir. Sobre a CHINA fica evidente que o "comunismo" ali, nos ultimos tempos só está na bandeira e na forma política, porque, com relação a economia, já faz tempo que ela tem adotado o capitalismo como indutor do progresso..., bastando ver com que países ela tem negócios e tipos de relações comerciais. Tem dado tanto certo que tirou 700 milhões da pobreza extrema..., se não tivesse aberto suas fronteiras ao mercado capitalista, talvez parte de sua população estaria morrendo de fome.
Quanto à CUBA, por favor ARI, nivele por cima a qualidade de vida de um povo, não queira aqui discutir porque este país comunista distribui "dentes" de alho, "gramas" de carne, pasta de dentes "anuais", etc. etc. A maior prova de que CUBA é um fracasso total é que as pessoas fogem de lá e ninguém quer ir prá lá, nem os Venezuelanos, nem Haitianos e nem os Africanos. Portanto, se nenhum desses querem ir prá CUBA é porque CUBA está pior. E que fique um aviso; quem for "passear" lá leve sabonete, papel higiênico, escova de dentes, etc, .... porque lá isso é artigo de luxo.